Entre religião e espiritualidade: a celebração do ato de profanar no Black Metal amapaense

Autores

  • Victor André Pinheiro Cantuário UNIFAP

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2020v17n2.55550

Resumo

O artigo trata das críticas incisivas proferidas por algumas bandas amapaenses de Black Metal contra o cristianismo ocidental, tanto católico romano quanto evangélico, e da adesão dessas bandas a perspectivas ideológicas identificadas com o fenômeno do satanismo. Consultando o entendimento de Dunn (2014), Christe (2004), Patterson (2013) e Sharpe-Young (2007) sobre o segmento mais extremo do Heavy Metal, o artigo apresenta, com dados extraídos da Encyclopaedia Metallum (2002), um panorama do cenário extremo no Amapá, compreendendo que, à semelhança daquilo praticado por outras bandas do gênero no país e no exterior, os expoentes amapaense do Black Metal de igual forma veem no cristianismo um perigoso inimigo ideológico a ser combatido e deposto, considerando que esse se constituiria em uma via para que cada indivíduo, liberto dos artificiais valores impostos por aquela fé, venha a ser capaz de conquistar autonomia de pensamento e de ação e, portanto, conclui-se, a se desagregar de tudo aquilo que representa uma constante colonização de sua mentalidade e dependência ao invisível, predatoriamente utilizado para produzir cada vez mais dependência, a manutenção de sistemas de superstição e punição, influenciando resultados eleitorais e difundindo a intolerância para com os credos ou religiões que não se alinhem aos seus propósitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor André Pinheiro Cantuário, UNIFAP

Doutorando em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Mestrando em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira e Metologia do Ensino de Filosofia e Sociologia (FACINTER). Graduação em Letras Português-Francês pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Graduação em Filosofia pela Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Professor efetivo da Universidade Federal do Amapá em Filosofia da Educação. Atua em pesquisas discutindo as relações entre filosofia e literatura; filosofia e educação (paideia grega, currículo, cultura e tecnologia da informação); ética, com ênfase na contemporaneidade (metaética, alteridade - Lévinas, consequencialismo e moral disengagement); filosofia da política (teorias do poder, problemas da democracia e participação social); estética e suas relações com o consumo a partir das perspectivas de Jean Baudrillard e Gilles Lipovetsky; filosofia da mente a partir de teorias dualistas e funcionalistas).

Downloads

Publicado

2021-02-01

Como Citar

VICTOR ANDRÉ PINHEIRO CANTUÁRIO. Entre religião e espiritualidade: a celebração do ato de profanar no Black Metal amapaense. Religare: Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da UFPB, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 475–504, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.1982-6605.2020v17n2.55550. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/religare/article/view/55550. Acesso em: 16 abr. 2024.