Entre religião e espiritualidade: a celebração do ato de profanar no Black Metal amapaense
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2020v17n2.55550Resumo
O artigo trata das críticas incisivas proferidas por algumas bandas amapaenses de Black Metal contra o cristianismo ocidental, tanto católico romano quanto evangélico, e da adesão dessas bandas a perspectivas ideológicas identificadas com o fenômeno do satanismo. Consultando o entendimento de Dunn (2014), Christe (2004), Patterson (2013) e Sharpe-Young (2007) sobre o segmento mais extremo do Heavy Metal, o artigo apresenta, com dados extraídos da Encyclopaedia Metallum (2002), um panorama do cenário extremo no Amapá, compreendendo que, à semelhança daquilo praticado por outras bandas do gênero no país e no exterior, os expoentes amapaense do Black Metal de igual forma veem no cristianismo um perigoso inimigo ideológico a ser combatido e deposto, considerando que esse se constituiria em uma via para que cada indivíduo, liberto dos artificiais valores impostos por aquela fé, venha a ser capaz de conquistar autonomia de pensamento e de ação e, portanto, conclui-se, a se desagregar de tudo aquilo que representa uma constante colonização de sua mentalidade e dependência ao invisível, predatoriamente utilizado para produzir cada vez mais dependência, a manutenção de sistemas de superstição e punição, influenciando resultados eleitorais e difundindo a intolerância para com os credos ou religiões que não se alinhem aos seus propósitos.
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