Identidade, religião e o passado escravocrata: violências, estigmas e a descontrução cultural e identitária
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2021v18n1.59137Resumo
A afirmação da identidade negra brasileira se dá de diferentes formas, passando também pelo aspecto religioso. Africanos escravizados no Brasil tiveram suas crenças subjugadas e atacadas desde os primeiros grupos que chegaram neste território. O presente artigo trata de descrever os diferentes recursos encontrados pelos negros aqui desembarcados, para que pudessem em sua diversidade cultural e religiosa, manter seus cultos. O racismo religioso ainda se mantém presente na realidade brasileira. O presente artigo vem propor reflexão em torno de um processo de abolição sem planejamento, ocasionando sequelas na construção da identidade do Negro brasileiro, afirmação embasada por Abdias Nascimento e busca desmistificar o conceito de democracia racial tão reverenciado pela sociedade brasileira, mas que na prática não serviu com processo de valorização do Negro e sim, ao contrário, teve um viés ainda mais discriminatório. O artigo também busca analisar nuances que podem ter contribuição com a construção da identidade do brasileiro trazendo como embasamento teorias de Antônio Gramsci. O preconceito em torno das religiões de matriz africana, também conhecido na atualidade com racismo religioso por tratar-se de religiões que tem sua origem em uma população negra originária do continente africano é a provocação apresentada no presente artigo.
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