Escola, afirmação identitária e religiões de matriz africana em contextos antirracistas

Autores

  • Aurenéa Maria de Oliveira UFPE

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2021v18n2.60220

Resumo

Esta pesquisa avaliou o lugar que religiões afro-brasileiras ocupam no ensino de História da África em escolas estaduais da cidade de Recife, Pernambuco, observando a relação entre racismo e religião. Para tal, fez-se uso da Teoria do Discurso desenvolvida por Ernesto Laclau e da metodologia da Análise de Discurso elaborada por Michel Pêcheux com vistas a apreender, através das falas de docentes, gestores de escolas e militante e ex-militantes do movimento negro pernambucano, atitudes de visibilidade ou não a essas tradições. O exame dos enunciados sinalizou para a presença de várias ideologias nas escolas pesquisadas, mas, especificamente sobre o trabalho com as religiões em tela como temática para o ensino de História da África, o que se identificou foi a ideologia da invisibilidade justificada pela rejeição da comunidade escolar. Por outro lado, o discurso militante caminhou no sentido contrário, da necessidade de debate sobre elas na educação como forma de resistência.

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Publicado

2022-08-01

Como Citar

OLIVEIRA, A. M. de. Escola, afirmação identitária e religiões de matriz africana em contextos antirracistas. Religare, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 563–586, 2022. DOI: 10.22478/ufpb.1982-6605.2021v18n2.60220. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/religare/article/view/60220. Acesso em: 20 dez. 2024.