Sacra Censura: Santo Ofício e censura intelectual e literária no Império Português
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2021v18n2.61711Resumo
O presente artigo se ocupa da censura da Inquisição portuguesa, seus sistemas, métodos e agentes, da metrópole ao ultramar. Tecemos uma análise acerca dos mecanismos da repressão e da fiscalização dos desvios e da potencialidade heterodoxa do gérmen da heresia no Reino através da ação do Santo Ofício destacadamente no controle intelectual e literário do Império, observando a ação censória dos tribunais sobre a produção livresca e sobre a dilatação e circulação dos saberes, bem como sobre as universidades, colégios e bibliotecas, seus agentes, conteúdos e produções. Ocupamo-nos de estudar como a Inquisição, ao se complexificar burocrática e juridicamente ao longo do tempo, sistematizaria a sua máquina da pravidade e da intolerância e como interferira e controlara os produtos intelectuais ibéricos e coloniais, analisando também as interações e colaborações ocorridas que endossaram a pujança dos tribunais da fé em matéria de censura.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do trabalho citado se compromete(m) a cumprir o que segue:
- Todos os autores participaram do trabalho e responsabilizam-se publicamente por ele.
- Os autores afirmam que este trabalho é de sua autoria e que assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- O(s) autor(es) concordam em ceder os direitos autorais do artigo à Revista Religare, e concedem permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o referido artigo online e/ou impresso no site do periódico.
- Também os autores que publicam nesta revista concordam conceder a Cessão de Direito da primeira publicação à revista, licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Autores têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu trabalho (ex.: em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, etc) desde que citada a fonte (referência), já que isso pode gerar produtividade para os autores, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.