Opressão às mulheres em nome do sagrado. Um olhar crítico sobre Colossenses 3,18
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2022v19n1.63346Resumo
Esta pesquisa busca refletir sobre a opressão às mulheres no contexto do cristianismo primitivo e contemporâneo, tendo como ponto de partida a ideia de submissão/sujeição com base nas recomendações bíblicas presentes na carta aos Colossenses. O caminho a ser percorrido por esta análise observará as influências de uma sociedade patriarcalista, sobre códigos e deveres domésticos presentes no pensamento paulino, destacados em especial na carta destinada à comunidade de Colossos, que entendida em dias atuais, retroalimenta a opressão misógina do discurso em nome do que é entendido popularmente como sagrado. Desta forma, nossa proposta é identificar discursos opressores presentes no cristianismo contemporâneo, bem como, analisar a condição das mulheres no cristianismo primitivo. Isso nos levará a compreensão do texto canônico, aproximando-o para nossos dias através de uma análise teológica atualizada. Neste ensaio bibliográfico utilizaremos algumas propostas da hermenêutica feminista que dialogam com colossenses 3.18 e ponderações de teólogos e teólogas que nos apontarão para caminhos de libertação e igualdade de gênero.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do trabalho citado se compromete(m) a cumprir o que segue:
- Todos os autores participaram do trabalho e responsabilizam-se publicamente por ele.
- Os autores afirmam que este trabalho é de sua autoria e que assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- O(s) autor(es) concordam em ceder os direitos autorais do artigo à Revista Religare, e concedem permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o referido artigo online e/ou impresso no site do periódico.
- Também os autores que publicam nesta revista concordam conceder a Cessão de Direito da primeira publicação à revista, licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Autores têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu trabalho (ex.: em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, etc) desde que citada a fonte (referência), já que isso pode gerar produtividade para os autores, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.