A mística-minoritária: um conceito para a análise da experiência religiosa de homens transexuais
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2022v19n2.65947Resumo
O artigo discute a experiência religiosa de homens transexuais em espaços de congregação religiosa e tem como objetivo apresentar o conceito de mística-minoritária, como ferramenta para discutir esse fenômeno. A mística-minoritária é um conceito proposto para a análise do processo singular dessa experiência, construído a partir dos autores Michel de Certeau, Gilles Deleuze e Felix Guattari, buscando ampliar os seus conceitos de mística e devir-minoritário. Parte, ainda, das contribuições de Michel Foucault sobre o cuidado de si, considerando a emergência de outras discursividades e a micropolítica ativa nas práticas religiosas de homens transexuais. Trata-se de um ensaio teórico, feito a partir de pesquisa bibliográfica, amparado por uma incursão no campo através de observação participante, em um evento de Igrejas e população LGBTQIA+. As reflexões produzidas acerca da experiência religiosa de homens transexuais evidenciam aspectos dissonantes: por um lado, a potência da reinvenção de novas práticas e símbolos, elementos que apontam à produção de vida; por outro, preconceitos, exclusão, discriminação e assassinatos que expressam um desejo de eliminação da população de LGBTQIA+. Neste cenário, a experiência religiosa tem surgido como uma possibilidade de enfrentamento e resistência, de fortalecimento da vida, na perspectiva de uma vida mística-minoritária, sempre dissidente, sempre devir.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do trabalho citado se compromete(m) a cumprir o que segue:
- Todos os autores participaram do trabalho e responsabilizam-se publicamente por ele.
- Os autores afirmam que este trabalho é de sua autoria e que assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- O(s) autor(es) concordam em ceder os direitos autorais do artigo à Revista Religare, e concedem permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o referido artigo online e/ou impresso no site do periódico.
- Também os autores que publicam nesta revista concordam conceder a Cessão de Direito da primeira publicação à revista, licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Autores têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu trabalho (ex.: em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, etc) desde que citada a fonte (referência), já que isso pode gerar produtividade para os autores, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.