Religião, multiculturalismo, modelos de cidadania e coesão social: uma equação sem solução?
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2023v20n2.66933Resumo
Este artigo investiga as interações entre religião, multiculturalismo, modelos de cidadania e coesão social, explorando se é possível encontrar uma solução viável para essa complexa equação. A pesquisa analisa diferentes abordagens de integração de minorias culturais e religiosas em democracias pluralistas, destacando os desafios impostos pela diversidade religiosa e cultural para a construção de uma cidadania inclusiva. O modelo multiculturalista, com sua defesa de direitos de cidadania diferenciada, é avaliado como uma tentativa de equilibrar diversidade e coesão social. A pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa, baseada na revisão crítica da literatura e em estudos de caso de países que implementaram políticas de cidadania diferenciada para minorias culturais e religiosas. A análise comparativa visa identificar as estratégias mais eficazes para lidar com as tensões entre diversidade e coesão social. Prevê-se que o estudo revele os limites e as potencialidades dos modelos discutidos, sugerindo que, embora a cidadania diferenciada ofereça soluções promissoras para a integração de minorias religiosas e culturais, ela também apresenta desafios significativos para manter a coesão social em sociedades pluralistas, onde a religião pode ter um papel fundamental no construto social.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do trabalho citado se compromete(m) a cumprir o que segue:
- Todos os autores participaram do trabalho e responsabilizam-se publicamente por ele.
- Os autores afirmam que este trabalho é de sua autoria e que assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- O(s) autor(es) concordam em ceder os direitos autorais do artigo à Revista Religare, e concedem permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o referido artigo online e/ou impresso no site do periódico.
- Também os autores que publicam nesta revista concordam conceder a Cessão de Direito da primeira publicação à revista, licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Autores têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu trabalho (ex.: em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, etc) desde que citada a fonte (referência), já que isso pode gerar produtividade para os autores, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.