Um olhar semiótico para o sacramento protestante da Santa Ceia: uma perspectiva peirceana
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2023v20n2.67992Resumo
Este artigo discute o sacramento da Santa Ceia a partir da Semiótica peirceana. Os estudos que envolvem o campo religioso têm na linguagem um meio importante de análise, ampliando sua ação com base nos estudos semióticos, semelhantes ao da Semiótica da cultura, de Lotman. Neste artigo, em especial, procuramos “ler” o sacramento da Santa Ceia através das lentes da teoria dos signos de Peirce, a qual, teoria, nos proporciona um mapa que tem o poder de revelar aspectos de interesse para o estudioso do campo das religiões. Com esse intuito, partimos do sacramento das igrejas reformadas, atendo-nos mais ao caráter simbólico da Ceia, revelado na classificação dos signos de Peirce como sendo uma representação que provoca reações nos participantes, tanto nos ministros quanto nos membros. Munido com essa teoria, o pesquisador tem a oportunidade de esclarecer cada característica do processo: espaço, gestos, materiais, canto, orações, movimentos, etc. Procuramos, pois, explorar esse rico veio.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do trabalho citado se compromete(m) a cumprir o que segue:
- Todos os autores participaram do trabalho e responsabilizam-se publicamente por ele.
- Os autores afirmam que este trabalho é de sua autoria e que assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- O(s) autor(es) concordam em ceder os direitos autorais do artigo à Revista Religare, e concedem permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o referido artigo online e/ou impresso no site do periódico.
- Também os autores que publicam nesta revista concordam conceder a Cessão de Direito da primeira publicação à revista, licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Autores têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu trabalho (ex.: em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, etc) desde que citada a fonte (referência), já que isso pode gerar produtividade para os autores, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.