“De dia tô na enxada, de noite vou batucar”: o direito à terra e o Quilombo do Ipiranga (Conde/PB)
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2023v20n2.68066Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar as questões que influem para a morosidade e a transgressão do princípio da duração razoável do processo, bem como as possíveis consequências advindas do processo de titulação das terras do Quilombo Ipiranga (Conde/PB), analisando, sobretudo, o olhar da comunidade sobre o valor do seu território e do seu patrimônio imaterial. Para o desenvolvimento da pesquisa a principal metodologia empregada foi a etnografia, sendo utilizada uma abordagem qualitativa, com procedimentos e técnicas exploratórias, bibliográficas, documentais, além do levantamento de dados a partir de entrevistas. Os dados demonstraram que o coco de roda é a principal manifestação comunitária, que teve um papel fundamental na luta pela terra e que é essencial no processo identitário. Foi possível concluir que a lentidão no processo de titulação de terras afeta negativamente a vida dos quilombolas e que interferências externas podem ser prejudiciais às tomadas de decisão dos moradores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do trabalho citado se compromete(m) a cumprir o que segue:
- Todos os autores participaram do trabalho e responsabilizam-se publicamente por ele.
- Os autores afirmam que este trabalho é de sua autoria e que assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- O(s) autor(es) concordam em ceder os direitos autorais do artigo à Revista Religare, e concedem permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o referido artigo online e/ou impresso no site do periódico.
- Também os autores que publicam nesta revista concordam conceder a Cessão de Direito da primeira publicação à revista, licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Autores têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu trabalho (ex.: em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, etc) desde que citada a fonte (referência), já que isso pode gerar produtividade para os autores, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.