Expressões de religiosidade em hortas comunitárias da zona Leste de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2023v20n2.68517Resumo
Este artigo analisa as dimensões religiosas nas práticas de agricultores (as) e gestores (as) de 3 hortas comunitárias na zona leste de São Paulo, com ênfase nas influências do catolicismo, cristianismo evangélico, religiões afro-brasileiras, rituais indígenas e práticas espiritualistas nesses espaços. A pesquisa foi realizada por meio de Observação Participante entre abril de 2018 e dezembro de 2019, utilizando entrevistas, observações em campo e revisão bibliográfica sobre a região. A análise dos resultados foi conduzida à luz dos conceitos propostos por Pierre Bourdieu em O Poder Simbólico, revelando como essas hortas se configuram como espaços de expressão religiosa e espiritual diversificada, onde diferentes tradições convivem e interagem em um campo de disputas simbólicas. Nesse contexto, as religiões afro-brasileiras, indígenas e espiritualistas continuam a sofrer estigmatização e marginalização, refletindo uma histórica violência simbólica imposta pelas religiões dominantes. Conclui-se que as hortas comunitárias, além de serem espaços de produção agrícola, funcionam como territórios de resistência cultural, permitindo que práticas religiosas marginalizadas encontrem espaço de expressão e contribuam para a preservação de identidades religiosas e culturais em meio a um contexto de desafios sociais. O artigo destaca a importância das hortas comunitárias como locais de resistência e convivência entre diversas crenças religiosas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do trabalho citado se compromete(m) a cumprir o que segue:
- Todos os autores participaram do trabalho e responsabilizam-se publicamente por ele.
- Os autores afirmam que este trabalho é de sua autoria e que assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- O(s) autor(es) concordam em ceder os direitos autorais do artigo à Revista Religare, e concedem permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o referido artigo online e/ou impresso no site do periódico.
- Também os autores que publicam nesta revista concordam conceder a Cessão de Direito da primeira publicação à revista, licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Autores têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu trabalho (ex.: em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, etc) desde que citada a fonte (referência), já que isso pode gerar produtividade para os autores, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.