O sistema nacional de inovação norte-americano
o papel do Estado na construção do complexo industrial-militar-acadêmico durante a Guerra Fria (1950-1970)
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-9452.2021v9n17.55836Resumo
Durante a Guerra Fria, o forte incentivo estatal à P&D, por meio do Departamento de Defesa, deu origem a uma rede coordenada de instituições científicas e tecnológicas voltadas para atender a grande estratégia norte-americana chamada, convencionalmente, de complexo industrial-militar-acadêmico. Neste contexto, a presente pesquisa propõe-se a analisar de que maneira o Estado norte-americano materializou a sua hegemonia no pós-Guerra Fria através da articulação dos atores deste complexo. Para tanto, será utilizado o método hipotético-dedutivo, mediante análise bibliográfica e documental, a fim de analisar a relação causal entre a organicidade do complexo industrial-militar-acadêmico norte-americano (variável independente) e o alcance da hegemonia sistêmica no pós-Guerra Fria (variável dependente). Os resultados parciais denotam que a atuação do Estado é condição necessária, mas não suficiente ao desenvolvimento tecnológico, pois o protagonismo de outros atores também é elementar no fomento à inovação (INUS). Deste modo, a análise empreendida neste trabalho encontra consonância teórica com a perspectiva do complexo industrial-militar-acadêmico, pois evidencia o caráter estratégico do sistema de inovação orgânico dos Estados Unidos para o alcance da sua hegemonia no sistema internacional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista de Iniciação Científica em Relações Internacionais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).