A ascensão de partidos nacionalistas na Escócia e na Irlanda do Norte
Impactos do plebiscito escocês do Brexit para este estudo
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-9452.2021v9n17.55995Resumo
Este artigo visa responder de maneira clara e imparcial, quais os impactos do Brexit partindo de uma análise dos resultados das eleições gerais de 2017 e 2019 no Reino Unido, observando o desempenho dos partidos nacionalistas da Escócia e da Irlanda do Norte,Scottish NationalParty (SNP) e SinnFéin (SF) respectivamente. É observado que em momentos de crise na identidade nacional dos entes formadores do Reino Unido, o eleitorado venha a eleger parlamentares vinculados a movimentos nacionalistas. Para tal, foi empregada literatura técnica de referência, para conceituar os principais termos a serem analisados, e para avaliar o desempenho político dos referidos partidos, foram utilizadas reportagens e pesquisas de opinião, bem como a análise da composição do Parlamento de Westminster partir de 2014, quando houve o referendo para a independência da Escócia. Dessa forma foi possível contextualizar os conceitos trazidos pela doutrina clássica, com o cenário posto pelo panorama político no referido período, inclusive contando com tabelas comparativas das referidas modificações, portanto trata-se de pesquisa pautada em análise descritiva de conteúdo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista de Iniciação Científica em Relações Internacionais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).