O olhar da Igreja Católica sobre os direitos humanos na África
Um estudo sobre a atuação da Santa Sé na revisão periódica universal da ONU
Resumo
O presente trabalho analisa o posicionamento da Igreja Católica Apostólica Romana, através da diplomacia do Vaticano, no que concerne à questão dos Direitos Humanos na África junto à Revisão Periódica Universal realizada pelo Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas, especialmente, a fim de verificar se a troca de Chefe de Estado também alterou o posicionamento da entidade em relação ao tema. Para tanto, foram utilizadas, como fontes primárias, as recomendações feitas pelo Vaticano aos países africanos entre os anos de 2008 e 2021. A escolha do tema se justifica pelo desejo em estudar mais profundamente a diplomacia do Vaticano, que é um ator internacional pouco comentado, e mostrar sua relevância para os Direitos Humanos à luz de um mecanismo da ONU, também pouco conhecido. Dada a importância da Igreja no continente africano, o recorte está pautado nas recomendações da Santa Sé para a África e uma contextualização dos temas. Foram utilizados documentos oficiais do Vaticano e da Organização das Nações Unidas e bibliografia de autores que estudam a Santa Sé e a África. Assim, concluiu-se que a diplomacia do Estado do Vaticano está atenta às questões de Direitos Humanos, o que é justificado pela sua participação na Revisão Periódica Universal e sua grande quantidade de recomendações para o continente africano, bem como concluiu-se que a troca de Chefes de Estado não alterou significativamente o posicionamento da Santa Sé quanto ao tema.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).