As iniciativas da CEDEAO para o combate ao narcotráfico de cocaína no Golfo da Guiné
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-9452.2024v11n22.65943Abstract
O presente artigo tem por objetivo analisar como a região do Golfo da Guiné se tornou uma rota importante para o narcotráfico de cocaína advindo da América Latina. E como isso impacta os países do Golfo da Guiné. Além de mostrar como a Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) coopera com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC) para enfrentar as ameaças do narcotráfico de cocaína. Diante da fragilidade e instabilidade da região, o Golfo da Guiné se tornou um corredor para a cocaína, não o destino final. Uma das consequências é que coloca em risco a segurança dos países da região, além de estabelecer um centro de atividades ilegais. O artigo tem como metodologia a análise bibliográfica e uma pesquisa documental. É possível perceber que o problema é tratado de forma transnacional, ou seja, é um problema comum a diversos países, porque afeta mais de um país. Por isso, é necessário que trabalhem em cooperação. Sendo assim, na conclusão é possível identificar que a cooperação da CEDEAO com outras instituições é crucial para delinear metas para que os países envolvidos busquem controlar a situação. Não se pretendeu verificar a funcionalidade e execução das ações da CEDEAO, e sim como se comportam diante da situação, os planejamentos. A efetividade do controle do problema abordado é uma realidade distante, visto que a região tem diversas debilidades.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Journal of Scientific Initiation on International Relations
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows for sharing of work with acknowledgment of its initial publication in this journal.
b. Authors are able to take on additional contracts separately for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., post it to an institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
c. Authors are permitted and encouraged to post their work online ( eg, in institutional repositories or on their website) at any point before or during the submission process, as it can lead to productive exchanges , as well as increase the impact and citation of published work ( See the Effect of Open Access).