O neopentecostalismo no Brasil e a convergência com a ultradireita no populismo reacionário de Jair Bolsonaro

Authors

  • Fábio Nobre Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
  • André Mendes Pini Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
  • Maria Eduarda Angeiras de Menezes Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-9452.2023v11n21.66917

Abstract

This article explores the influence of neo-Pentecostalism in the Brazilian political sphere, focusing on the points of contact established between Jair Bolsonaro's reactionary populism and religious conservatism. The article argues that neo-Pentecostalism provided a theological and ideological basis for the construction of Bolsonaro's reactionary populism, based on the legitimation of a radical conception of citizenship based on religiosity. The article demonstrates that neo-Pentecostalism has become an influential force in Brazilian politics, helping to connect the Bolsonaro government to the far right, which raises important questions about the role of religion in politics and the challenges of balancing religious freedom and secular principles of democracy. in a populist, authoritarian and reactionary government.

Keywords: Bolsonaro, Neopentecostalism, Far-right, Populism.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Fábio Nobre, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Aluno de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Ciência Política e Relações Internacionais da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e professor do curso de Relações Internacionais da Faculdade ASCES. É Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco. Atendeu ao curso de Mestrado na qualidade de bolsista da Capes, sob a orientação do Professor Doutor Marcos Aurélio Guedes. Possui graduação no curso de Relações Internacionais, pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Defendeu com nota máxima o seu Trabalho de Conclusão de Curso, sob a orientação do Professor Doutor Augusto Wagner Teixeira Jr (UFPB). Pesquisa o campo dos Estudos de Paz, com foco especial para a Segurança Humana e as metodologias de estudo da Segurança Internacional. Estuda as Teorias de Segurança Internacional, com foco especial para as Teorias de Securitização. Estuda segurança e defesa, com foco especial para a região amazônica do Brasil, e as relações entre Brasil e Colômbia. É, atualmente, membro do Grupo de Estudos de Paz e Segurança Mundial (GEPASM - UEPB) e da Rede de Pesquisa em Paz, Conflitos e Estudos Críticos de Segurança (PCECS). É membro associado da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ABED). É membro da Rede Latino-americana de Geopolítica e Estratégia (RELAGE). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Relações Internacionais - Segurança Estatal e Segurança Humana (GEPRI - UEPB). Criador e coordenador do "Eixo Peacebuilding", do Laboratório de Práticas Internacionais (LAPRI) da Faculdade Asces.

Published

2023-10-26

How to Cite

Nobre, F., Mendes Pini, A. ., & Angeiras de Menezes, M. E. . (2023). O neopentecostalismo no Brasil e a convergência com a ultradireita no populismo reacionário de Jair Bolsonaro. Journal of Scientific Initiation on International Relations, 11(21), 1–16. https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-9452.2023v11n21.66917