Instrumento Militar do pré-guerra e pós-guerra das Malvinas: uma análise comparada das Estruturas de Defesa argentinas (1976-1999)
-
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-9452.2021v9n17.53770Resumo
Este estudo possui a intenção de identificar as mudanças na estrutura de defesa argentina pós-Guerra das Malvinas, concentrando a análise no instrumento militar argentino. A partir da abordagem teórica utilizada, a estrutura de fractais, o estudo se concentra em três camadas principais, instituições de defesa, estrutura das Forças Armadas e forças em teatro de operações, assim como nos elementos de cada camada e suas variáveis: elementos de alcance das operações militares (doutrina, cultura, avaliação), elementos de capacidade (estrutura da força, recursos, prontidão) e elementos de missão (treinamento, planejamento operacional). Essas variáveis indicam que a estrutura de defesa argentina apresentou falhas no circuito de retorno entre as camadas e também em sua interação. Os resultados desse estudo mostram que no período analisado, o instrumento militar argentino apresentou transformações, mas a Guerra das Malvinas revela um impacto relativamente baixo nas mudanças ocorridas na Argentina no período analisado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista de Iniciação Científica em Relações Internacionais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).