Colonialidade do poder e os processos contemporâneos de instabilidade no Haiti
Resumo
Como a perspectiva teórica decolonial pode ser mobilizada para compreender os processos contemporâneos de instabilidade no Haiti? Essa pergunta-problema guia este trabalho que apresenta uma análise dos atuais processos de instabilidade no Haiti sob a ótica teórica da descolonização latino-americana. Os objetivos específicos delineados nesta pesquisa são (i) investigar as distinções entre os processos de independência e descolonização no Haiti, com especial destaque para as contribuições teóricas decoloniais; e (ii) identificar os desafios contemporâneos de instabilidade política e econômica no Haiti, sob a perspectiva da decolonialidade. Para alcançar tais metas, foram analisados indicadores de democracia, indicadores socioeconômicos e operações de pacificação, estruturados conforme um estudo de caso de caracterização. Os resultados obtidos a partir da pesquisa qualitativa e análise dos dados quantitativos indicam que o Haiti não acompanhou o processo de modernização, o qual resulta das transformações trazidas pela globalização e pelo desenvolvimento tecnológico e científico. Isso é evidenciado pela sua incapacidade produtiva e pela constante submissão internacional. Neste cenário, torna-se claro que o modelo de Estado atual é permeado pela herança da colonialidade, sendo incapaz de estabelecer e gerenciar uma instituição democrática que seja robusta, soberana e efetiva na promoção da independência.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Iniciação Científica em Relações Internacionais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).