Chamada - Dossiê: A arte e as múltiplas representações da violência na cultura

2022-02-18

Gostaríamos de convidá-los a compor o Dossiê: A arte e as múltiplas representações da violência na cultura, para a Revista Literalmente, da UFPB.

O século XX foi palco de conflitos que expuseram formas e graus de violência responsáveis por introduzir inúmeros debates em torno do risco da capacidade humana de construir meios de destruição em massa. Freud (1856-1939), fundador do argumento psicanalítico e um dos pesquisadores mais influentes do século passado, expôs, diante da escalada dos conflitos humanos decorrentes da Primeira Guerra Mundial e das tensões que culminariam na Segunda, como a violência ganhou contornos de uma espécie de gozo desprovido de arbitragem, isto é, cujo excesso encaminha o sujeito em direção à aniquilação do outro e o consequente esfacelamento do laço social, o que o vez asseverar, em seu celebrado O mal-estar na civilização, que a violência é a antítese da civilização (FREUD, 1974[1929-1930]). A violência, embora tenha tomado rumos nunca antes experimentados pelo ser humano em toda sua história, não é um produto da contemporaneidade, e sim um elemento que se assenta em nosso itinerário desde tempos imemoriais. Independente da forma como é empreendida, seja física, psicológica ou simbólica, sua ocorrência expõe o mal-estar condicionado pela entrada do ser humano no processo civilizatório, o constante estado de tensão na dinâmica interpessoal e, sobretudo, o desafio de todos que compõem a sociedade em prol da manutenção dos alicerces que a sustentam. A arte, sendo registro da subjetividade humana, constitui um importante signo para a compreensão da dinâmica social, haja vista a sua capacidade de representação da nossa condição de ser (humano). Esta chamada da Revista LiteralMENTE, intitulada A arte e as múltiplas representações da violência na cultura, recepciona artigos que reflitam sobre a violência em suas múltiplas formas de representação na literatura, no cinema, na música, nas artes plásticas, no teatro etc., de forma a compor um dossiê que fomente reflexões em torno não apenas das possíveis causas das manifestações de violência e suas consequências na cultura, mas também depreender como ela ganha contornos estéticos.

 

A organização é composta pelos Professores Dr. Hermano de França Rodrigues (UFPB) e Prof. Me. Frederico de Lima Silva (UFPB).

 

Prazo para submissões: PRORROGADO até 30/06/2022

Data de publicação do Dossiê: julho de 2022.