Chamada para o Dossiê - “Escritoras Nordestinas Ofuscadas pelo Cânone Literário Brasileiro”

2023-07-03

O silenciamento e o apagamento de representantes exponenciais do elemento feminino são atitudes de praxe na Academia – onde as mulheres são espelhadas na cifra aproximada de 30% (trinta por cento) ou menos dos que produzem em termos investigativos, majoritariamente homens. Na Literatura, o mesmo tem-se dado (mais outrora do que agora, é fato, mas essa prática segue e é normalizada), especialmente se quem escreve literariamente não pertence ao eixo Sudeste-Sul. Foi assim que nomes como os de Nísia Floresta, Auta de Sousa, Francisca Clotilde, Maria Firmina dos Reis, Alba Valdez, Emília Freitas, Ana Facó, Mariana Luz e Palmira Wanderley – dentre os de outras beletristas nordestinas obnubiladas pelas lentes falocêntricas do cânone literário brasileiro –, foram ostracizados em seus contextos e para além deles, tendo sido resgatados apenas recentemente pela historiografia literária, mas ainda não o suficiente.


Destarte, propomos, neste dossiê temático, que publiquemos nossas pesquisas sobre essas intelectuais injustiçadas por seus pares masculinos e pela crítica literária de sua época, lançando luz sobre suas obras ainda distantes do público leitor. Para um maior esquadrinhamento do tema em tela, centralizamos aqui o escopo de nossas contribuições nas autoras nascidas e criadas no Nordeste do Brasil – palco de grandes e irrepetíveis escritoras cujas vidas e legados merecem ser melhor conhecidos e mais estudados.


Portanto, para este dossiê temático da Revista Literalmente, referente ao segundo semestre de 2023, receberemos os artigos que comporão esta coletânea de quinze trabalhos até o dia 15 de novembro.

 

Organizadora: Profa. Dra. Yls Rabelo Câmara (Filhas de Avalon - Feclesc/Uece)

 

Algumas Referências Basilares
AUGUSTA, Nísia Floresta Brasileira. Direitos das mulheres e injustiça dos homens. Prefácio, Notas e Estudo de Constância Lima Duarte. São Paulo: Cortez Editora, 1989.
DERRIDA, Jacques. Mal de arquivo: uma impressão freudiana. Trad. Cláudia de Moraes Rego. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.
ECKER, Gisela. (Editora). Estética feminista. Barcelona: Icaria Editorial, 1986.
MUZART, Zahidé Lupinacci. (Org.) Escritoras brasileiras do século XIX. Antologia. Florianópolis: Editora Mulheres, 1999.
MUZART, Zahidé Lupinacci. (Org.) Escritoras brasileiras do século XIX. Antologia. Vol. II. Florianópolis: Editora Mulheres, 2004.
MUZART, Zahidé Lupinacci. (Org.) Escritoras brasileiras do século XIX. Antologia. Vol. III. Florianópolis: Editora Mulheres, 2009.
TAYLOR, Diana. O arquivo e o repertório. Performance e memória cultural nas Américas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.
WEIGEL, Sigrid. La mirada bisca: sobre la historia de la escritura de las mujeres. In: WOOLF, Virginia. Um teto todo seu. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.

 

Importante: Ao submeter um artigo para avaliação, deve-se informar, no campo "Comentários ao editor",  o dossiê pretendido. Os textos submetidos devem estar em acordo com as nossas Diretrizes para submissão.