O NOJO, O BEIJO E O DESEJO

UMA LEITURA DE O REI SAPO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2764-4251.2025.n1.74298

Palavras-chave:

psicanálise, conto de fadas, desenvolvimento infantil, matéria literária

Resumo

Esta análise propõe uma leitura de viés psicanalítico do conto O Rei Sapo, dos Irmãos Grimm, fundamentada nas contribuições teóricas de Bruno Bettelheim (2002), que interpreta os contos de fadas como fundamentais para o desenvolvimento emocional infantil. A análise evidencia a estrutura narrativa linear, a função arquetípica dos personagens e o papel simbólico dos espaços naturais e sociais na formação da subjetividade. O ciclo do noivo-animal é interpretado como metáfora do processo de amadurecimento psicossexual, em que a repulsa inicial se transforma em aceitação e desejo. A pesquisa, de natureza bibliográfica, explicativa e interpretativista, destaca como a narrativa atua na elaboração de conflitos internos, possibilitando à criança a compreensão e superação de dilemas afetivos. Conclui-se que O Rei Sapo ilustra, de forma simbólica, o percurso de crescimento emocional, promovendo a integração entre os aspectos racionais e afetivos da personalidade.

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Biografia do Autor

Thiago Lourenço da Silva, Universidade Estadual de Goiás ( UEG)

Graduado em Letras Português/Inglês e Literaturas pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), com formação concluída em 2024. Durante sua trajetória acadêmica, dedicou-se intensamente à pesquisa científica, participando de três projetos de iniciações científicas. Além disso, atuou em projetos de extensão e ministrou cursos de gramática e produção textual. No âmbito das pesquisas em literatura, há, portanto, previsão (Já foram aceitos) de publicação em capítulo de livro para 2026: "A inter-relação entre espaço e narrador na composição romanesca de Alexandre Dumas em 'O Conde de Monte-Cristo' " e " A relação à topoanálise social e psicológica dos personagens no romance de Victor Hugo", ambos os trabalhos sairão pela editora da UEG. Pesquisador principalmente nos seguintes temas: Literatura, Romance Histórico no século XIX, Literatura Comparada, Literatura Francesa, Relações França-Brasil, Foco narrativo, Espaço na Literatura, Literatura Brasileira, Matéria literária, dentre outros.

Aline de Melo Freitas, Universidade Estadual de Goiás

Graduada em Letras Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Suas Respectivas Literaturas, da Universidade Estadual de Goiás.. Atua como professora de Língua Inglesa e Produção textual do ensino fundamental II - séries finais. Integrante do grupo de pesquisa de Literatura e educação estética: diálogos interculturais na sociedade; da profa. Dra. Débora Cristina Santos e Silva. Há previsão ( já foi aceito) de capítulo de livro para 2026 pela UEG, cujo título: PERCURSOS ROMÂNTICOS: UMA ANÁLISE DOS ESPAÇOS NA OBRA NOITE NA TAVERNA, DE ÁLVARES DE AZEVEDO. Pesquisadora nos seguintes temas: Literatura Comparada; Educação Estética; Realismo Mágico; Século XIX; Topoanálise; Literatura Francófona; Literatura Brasileira; Fantástico, Matéria Literária, dentre outros.

Débora Cristina Santos e Silva, Universidade Estadual de Goiás

Mestre em Literatura Brasileira (UFG/1996/Bolsista CAPES). Doutora em Teoria Literária (UNESP /2002/Bolsista FUNADESP). Pós-doutora em Literatura e Hipermédia pela Universidade Fernando Pessoa (UFP-Porto/2010/Bolsista CAPES). Pós-doutora em Arte e Cultura Visual na Universidade Federal de Goiás (FAV-UFG/2016-2018). Docente do PPG Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás (PPG-IELT/UEG). Docente do curso de Letras do Campus Anápolis de Ciências Sócio-Econômicas e Humanas (CCSEH/UEG). Líder do GP ARGUS - Estudos de Cultura, Linguagem e Comportamento (CNPq/2004 -). Membro da Rede Goiana de Pesquisa em Leitura e Ensino de Poesia (REDEPESQ/ FAPEG/2007-2010). Pesquisadora do Projeto PO.EX ́70-80 - Arquivo Digital da Literatura Experimental Portuguesa?, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT/União Europeia/Refª: PTDC/CLE-LLI/098270/2008), no Centro de Estudos Culturais, da Linguagem e do Comportamento (CECLICO) da Universidade Fernando Pessoa (UFP/Porto/ 2010-2014).

Referências

ABRAMOVICH, F. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 2006.

ANTONIO, C. Literatura e sociedade. São Paulo: Todavia, 2021.

BETTELHEIM, B. A psicanálise dos contos de fadas. 16° ed. Trad. Arlene Caetano. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

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FORSTER, E. M. Aspectos do romance. Trad. De Maria Helena Martins. 2. Ed. São Paulo: Globo, 2005.

FREUD, S. O ego e o id. Rio de Janeiro: Imago; 1997.

GRIMM; W.; J. Contos dos Irmãos Grimm Trad. Tatiana Belinky. Rio de Janeiro: Paulus Editora, 2014.

ZILBERMAN, R. A literatura infantil na escola. São Paulo: Globo, 2003.

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Publicado

2025-07-01

Como Citar

Silva, T. L. da, Freitas, A. de M., & Silva, D. C. S. e. (2025). O NOJO, O BEIJO E O DESEJO: UMA LEITURA DE O REI SAPO. Revista LiteralMENTE , 5(1), 53–67. https://doi.org/10.22478/ufpb.2764-4251.2025.n1.74298

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