O NOJO, O BEIJO E O DESEJO
UMA LEITURA DE O REI SAPO
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2764-4251.2025.n1.74298Palavras-chave:
psicanálise, conto de fadas, desenvolvimento infantil, matéria literáriaResumo
Esta análise propõe uma leitura de viés psicanalítico do conto O Rei Sapo, dos Irmãos Grimm, fundamentada nas contribuições teóricas de Bruno Bettelheim (2002), que interpreta os contos de fadas como fundamentais para o desenvolvimento emocional infantil. A análise evidencia a estrutura narrativa linear, a função arquetípica dos personagens e o papel simbólico dos espaços naturais e sociais na formação da subjetividade. O ciclo do noivo-animal é interpretado como metáfora do processo de amadurecimento psicossexual, em que a repulsa inicial se transforma em aceitação e desejo. A pesquisa, de natureza bibliográfica, explicativa e interpretativista, destaca como a narrativa atua na elaboração de conflitos internos, possibilitando à criança a compreensão e superação de dilemas afetivos. Conclui-se que O Rei Sapo ilustra, de forma simbólica, o percurso de crescimento emocional, promovendo a integração entre os aspectos racionais e afetivos da personalidade.
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Referências
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