Fragmentos cortantes e reflexivos do Eu

investigações sobre o duplo/espelho na psicanálise e em Saramago

Autores

  • Leandro Ferreira dos Santos Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Duplo, Imagem especular, Espelho, Narciso, Saramago

Resumo

Em psicanálise, Otto Rank expõe um trabalho bastante significativo para os estudos da duplicidade do sujeito, uma vez que se vale de filmes e narrativas fantásticas para exemplificar a tese do “duplo”. Assim, o duplo, em literatura, é bastante recorrente, pois se apresenta sob profusos andrajos, porquanto corresponda à própria imagem do protagonista. Nesse corolário, debruçar-nos-emos sobre O homem duplicado (2002), de José Saramago, a fim de esmiuçar a claudicante identidade do personagem Tertuliano, que se conecta ao mundo, esquizofrenicamente,  e, por consequência, identifica-se com os pedaços de subjetividade que projeta, inadvertidamente, nos outros, irreconhecíveis em virtude da cegueira racional que o envolve. Na obra, o professor Tertuliano Afonso, após assistir a um vídeo, cujo conteúdo lhe é (in)familiar, funde-se, delirantemente, a uma imagem que lhe é idêntica. Para tanto, recorremos a estudos psicanalíticos que postulam acerca do “duplo”, da esquizofrenia e de outros abalos psicóticos, desenvolvidos, amiúde, em textos de Sigmund Freud, Jacques Lacan e Otto Rank.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Ferreira dos Santos, Universidade Federal da Paraíba

Graduado em Letras pela Universidade Federal de Campina Grande(2007). Especialista em Língua, Linguagem e Literatura(2010). Mestre em Linguística e Ensino pela Universidade Federal da Paraíba (2014). Doutorando em Letras pela Universidade Federal da Paraíba. Professor efetivo de língua portuguesa na rede pública municipal de João Pessoa e na rede estadual de ensino da Paraíba.

Downloads

Publicado

2023-03-16

Como Citar

Santos, L. F. dos. (2023). Fragmentos cortantes e reflexivos do Eu: investigações sobre o duplo/espelho na psicanálise e em Saramago. Revista LiteralMENTE, 2(2), 103–116. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rl/article/view/66081

Edição

Seção

Dossiê - Eclosões do desespero na Literatura