Sobre a Revista

Foco e Escopo

A RM&P abrange o escopo de estudos epidemiológicos, pesquisa clínica, medicina preventiva, pesquisa em serviços de saúde, educação em saúde, educação profissional na saúde, promoção da saúde, economia da saúde e qualidade de vida na saúde. Serão considerados e avaliados para publicação manuscritos de pesquisa originais, relatos de casos, séries de casos, revisões sistemáticas, perspectivas, editoriais e debates.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos recebidos serão analisados pelo Corpo Científico da Revista M&P (Editor Geral, Editor Adjunto, Comitê Editorial e Consultores Ad Hoc). Cada manuscrito submetido à Revista Medicina & Pesquisa será inicialmente analisado pelo Editor Geral e/ou Editor Adjunto quanto ao cumprimento das normas estabelecidas nas Instruções aos Autores, sendo devolvido em caso de não atendimento daquelas.

Os artigos que contenham erros significativos de metodologia científica, ou que não se enquadrarem na política editorial da Revista Medicina & Saúde, também não serão aceitos. Quando não aceitos, os artigos serão devolvidos com a justificativa do editor. Caso não apresente os referidos problemas, o trabalho é repassado para dois membros do Comitê Editorial, cegos quanto à identidade dos autores.

Após receber ambos os pareceres, o editor os avalia e decide pela aceitação do artigo, pela recusa ou pela devolução aos autores com as sugestões de modificações. Havendo divergência de parecer, um terceiro avaliador será convocado.

Os membros do conselho editorial dão informações, conselhos e orientações aos editores. Os membros do Conselho Consultivo não lidam com o processo de revisão por pares de manuscritos submetidos à revista. 

O assistente editorial fornece suporte administrativo para garantir que a RM&P mantenha a integridade da revisão por pares e forneça publicação rápida e eficiente aos autores e revisores.

Critérios de Autoria: A Revista M&P recomenda que os manuscritos tenham até seis (6) autores. A política de autoria desta Revista pauta-se nas diretrizes para a autoria do Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas exigidos para Manuscritos Submetidos a Periódicos Biomédicos, as quais afirmam que "a autoria deve ser baseada em: (1) contribuições substanciais para a concepção e desenho, ou aquisição de dados, ou análise e interpretação dos dados; (2) redação do artigo ou revisão crítica do conteúdo intelectual; e (3) aprovação final da versão a ser publicada." As condições 1, 2 e 3 deverão ser observadas.

Avaliação e Seleção dos Manuscritos: Os trabalhos recebidos serão analisados pelo Corpo Científico da Revista M&P (Editor Geral, Editor Adjunto, Comitê Editorial e Consultores Ad Hoc). Cada manuscrito submetido à Revista Pesquisas em Ciências Médicas será inicialmente analisado pelo Editor Geral e/ou Editor Adjunto quanto ao cumprimento das normas estabelecidas nas Instruções aos Autores, sendo devolvido em caso de não atendimento daquelas.

Os artigos que contenham erros significativos de metodologia científica ou que não se enquadrarem na política editorial da Revista Medicina & Pesquisa, não serão aceitos. Quando não aceitos, os artigos serão devolvidos com a justificativa do editor. Caso não apresente os referidos problemas, o trabalho é designado para dois membros do Comitê Editorial, cegos quanto à identidade dos autores.

Após receber ambos os pareceres, o editor os avalia e decide pela aceitação do artigo, pela recusa ou pela devolução aos autores com as sugestões de modificações. Havendo divergência de parecer, um terceiro avaliador será designado.

Um manuscrito pode retornar várias vezes aos autores para esclarecimentos, mas cada versão é sempre analisada pelos membros do Conselho Editorial que analisaram inicialmente o trabalho e/ou pelo Editor Geral/Editor Adjunto, que detém o poder da decisão final, podendo a qualquer momento ter sua aceitação ou recusa determinada.

O anonimato será mantido em todo o processo de julgamento. Os comentários dos revisores serão devolvidos aos autores para modificações no texto ou elaboração de justificativa para sua permanência. Somente após aprovação final dos revisores e editor, os manuscritos serão encaminhados para publicação.

Sempre que possível, os trabalhos serão publicados na ordem cronológica do recebimento da versão final (data de aceitação) mas, a critério do Conselho Editorial, poderá haver antecipações.

Para publicação na Revista Medicina & Pesquisa os manuscritos  devem ter questões de pesquisa relevantes,  com metodologia e apresentação apropriadas, e chegar a conclusões adequadamente apoiadas pelos dados. 

 Quando aceitos, os textos estão sujeitos a correções ou modificações de padronização editorial, que não alterem o estilo do autor, além daquelas sugeridas pelos revisores. Os artigos aceitos para publicação serão enviadas ao autor correspondente em arquivo PDF para as correções cabíveis. Modificações de frases ou adições não são mais permitidas nesta fase. É da responsabilidade do autor correspondente garantir que todos os autores do manuscrito estejam de acordo com as alterações feitas sobre as provas. Estas devem retornar no prazo de dez dias, a contar da data do envio das mesmas.

Periodicidade

Quadrimestral. A critério do Conselho Editorial a revista poderá editar números especiais.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.