Sobre a Revista
Escopo e Política
A RM&P é uma publicação de acesso aberto e revisada por pares, do Centro de Ciências Médicas (CCM) / Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e cujo escopo abrange manuscritos contendo estudos de pesquisa em Saúde, abrangendo o cuidado na atenção à saúde, nas interfaces com a clínica e a educação nesta área, a partir de abordagem multiprofissional e interdisciplinar. Serão avaliados para publicação manuscritos de pesquisa de campo (artigos originais), relatos de casos, séries de casos, revisões sistemáticas/de escopo, perspectivas, editoriais e cartas ao editor.
O periódico RM&P só aceita submissões pelo sistema on line Open Journal System (OJS) da Revista. O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, é obrigatório para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. O autor pode realizar o Acesso em uma conta existente ou fazer Cadastro de uma nova conta.
Condições para Submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O arquivo deve ser editado em Microsoft Word ou editor de texto compatível; e a formatação deve seguir os seguintes padrões quanto à fonte, espaçamento, alinhamento, margens e ilustrações (Diretrizes para Autores).
- URLs para as referências foram informadas e encontram-se ativas.
- Os autores preencheram o cadastro da submissão com os dados sobre o nome completo do(s) autor(es), filiação institucional, titulação, ORCID e contato.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre [a Revista].
- No texto do artigo submetido, o autor deve excluir referências pessoais e eliminar qualquer identificação das propriedades do arquivo de Word.
Processo de Avaliação por Pares
Os trabalhos recebidos serão analisados pelo Corpo Científico da Revista Medicina & Pesquisa (Editor Geral, Editor Adjunto, Comitê Editorial e Consultores Ad Hoc).
Cada manuscrito submetido à RM&P será inicialmente analisado pelo Editor Geral e/ou Editor Adjunto quanto ao cumprimento das normas estabelecidas nas Diretrizes para Autores, sendo devolvido em caso de não atendimento destas orientações. Os artigos que contenham erros significativos de metodologia científica, ou que não se enquadrarem na política editorial da Revista Medicina & Saúde, também não serão aceitos. Quando não aceitos, será comunicada ao autor a decisão editorial com a correspondente justificativa. Caso não apresente os referidos problemas, o trabalho será designado para dois membros do Comitê Editorial, cegos quanto à identidade dos autores e instituição de afiliação.
Portanto, os manuscritos submetidos à RM&P passarão por dois tipos de processo de revisão: (1) Revisão do formato e adesão às instruções da revista para autores: nesta etapa, o editor responsável pelo manuscrito avaliará a conformidade às diretrizes éticas e política editorial da revista, a qualidade das imagens e tabelas, o formato das citações e referências do manuscrito. Este pode ser rejeitado nesta fase se os problemas identificados forem numerosos, ou entrará no fluxo de avaliação com designação de revisores se os problemas identificados forem menores; e (2) Revisão por membros do comitê editorial, designados pelos editores. Os revisores avaliarão o conteúdo científico do artigo, concentrando-se em todos os aspectos do manuscrito, incluindo a adesão às diretrizes de relatórios, como STROBE, PRISMA, CONSORT, CARE. Dependendo do resultado desta revisão científica interna, os revisores podem recomendar aceitação com ajustes no manuscrito, aceitar o manuscrito sem ajustes ou rejeitar.
Após receber ambos os pareceres, o editor os avalia e decide pela aceitação do artigo, pela recusa ou pela devolução aos autores com as sugestões de modificações. Havendo divergência de pareceres, um terceiro avaliador será convocado. As recomendações dos avaliadores são comunicadas ao autor para revisão ou incorporação ao texto. Nesses casos, a inclusão de revisões sinalizadas pelos avaliadores é um dos requisitos para sua publicação nessa fase do processo editorial.
O assistente editorial fornece suporte administrativo para garantir que a RM&P mantenha a integridade da revisão por pares, seguimento do fluxo editorial e produção do layout e diagramação dos artigos aceitos para publicação.
Critérios de Autoria
A Revista M&P recomenda que os manuscritos tenham, no máximo, até seis autores.
A política de autoria desta Revista pauta-se nas diretrizes para a autoria do Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas exigidos para Manuscritos Submetidos a Periódicos Biomédicos, as quais afirmam que "a autoria deve ser baseada em: (1) contribuições substanciais para a concepção e desenho, ou aquisição de dados, ou análise e interpretação dos dados; (2) redação do artigo ou revisão crítica do conteúdo intelectual; e (3) aprovação final da versão a ser publicada." As condições 1, 2 e 3 deverão ser observadas.
A fim de garantir diversidade na autoria das publicações da revista, os autores devem limitar o número de submissões a dois manuscritos sob revisão por vez. Se um autor já tiver dois manuscritos em revisão na revista, ele precisará aguardar até que o processo de revisão de pelo menos um desses manuscritos seja concluído antes de enviar outro manuscrito (terceiro) para consideração. Esta política não se aplica a Editoriais ou outros tipos de manuscritos não revisados por pares.
Avaliação e Seleção dos Manuscritos
Os trabalhos recebidos serão analisados pelo Corpo Científico da Revista M&P (Editor Geral, Editor Adjunto, Comitê Editorial e Consultores Ad Hoc). Cada manuscrito submetido à revista será inicialmente analisado pelo Editor Geral e/ou Editor Adjunto quanto ao cumprimento das normas estabelecidas nas Diretrizes para Autores.
Os artigos que contenham erros significativos de metodologia científica ou que não se enquadrem na política editorial da Revista Medicina & Pesquisa, não serão aceitos. Caso não apresente os referidos problemas, o trabalho segue o fluxo editorial, com designação para dois membros do Comitê Editorial, cegos quanto à identidade dos autores.
Após receber ambos os pareceres, o editor os avalia e decide pela aceitação do artigo, pela recusa ou pela devolução aos autores com as sugestões de modificações. Havendo divergência de parecer, um terceiro avaliador será designado.
Um manuscrito pode retornar várias vezes aos autores para esclarecimentos, mas cada versão é sempre analisada pelos membros do Conselho Editorial que avaliaram inicialmente o trabalho, indicando sua recomendação (rejeitar, aceitar com correções, realizar nova submissão ou aceitar na versão submetida) e pelo Editor Geral/Editor Adjunto, que toma a decisão final, a partir dos pareceres dos revisores.
Somente após aprovação final dos revisores e editor, o manuscrito será encaminhado para ser publicado, com uma revisão adicionaal da redação científica (clareza, brevidade, objetividade, coerência e correção gramatical). A RM&P reserva-se o direito de fazer alterações visando a uma comunicação correta aos leitores, após o autor responsável ter acesso a todas as modificações sugeridas. Caso ainda haja dúvidas, a equipe editorial entrará em contato para mais uma etapa de revisão, até que se chegue a uma versão final do texto. A revisão gramatical é obrigatória e deverá ser responsabilidade dos autores do manuscrito.
A editoração final se dará logo após sua aprovação pelos editores. Os autores receberão uma prova tipográfica de seu manuscrito e deverão ler o documento em busca de eventuais erros, para retornar ao editor a versão corrigida em até dois dias. Não serão aceitas modificações estruturais no texto nessa fase, realizando-se somente correção dos erros tipográficos encontrados na prova. O manuscrito só será publicado quando a prova tipográfica for recebida no sistema da revista.
Sempre que possível, os trabalhos serão publicados na ordem cronológica do recebimento da versão final (data de aceitação) mas, a critério do Comitê Editorial, poderá haver antecipações, considerando-se que para publicação na Revista Medicina & Pesquisa, os manuscritos devem ter questões de pesquisa relevantes, com metodologia e apresentação apropriadas, e chegar a conclusões adequadamente apoiadas pelos dados.
Quando aceitos, os textos estão sujeitos a correções ou modificações de padronização editorial, que não alterem o estilo do autor, além daquelas sugeridas pelos revisores. Os artigos aceitos para publicação serão enviadas ao autor correspondente em arquivo PDF para as correções cabíveis. Modificações de frases ou adições não são mais permitidas nesta fase. É da responsabilidade do autor correspondente garantir que todos os autores do manuscrito estejam de acordo com as alterações feitas sobre as provas. Estas devem retornar no prazo de dez dias, a contar da data do envio das mesmas.
Periodicidade
A periodicidade é quadrimestral, com publicação de três volumes por ano. A critério do Comitê Editorial, a revista poderá editar números suplementares temáticos ou Anais de congressos.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Cada artigo aceito, após a revisão por pares, é disponibilizado gratuitamente on-line imediatamente após a publicação, sob uma licença Creative Commons e hospedado on-line em perpetuidade.
Não há custos financeiros para enviar um artigo para a RM&P e não serão cobradas taxas de publicação.
Este periódico aceita consultas sobre a publicação de suplementos. Os suplementos geralmente são baseados em um determinado tema ou originados de congressos (Anais) ou workshops.