Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word ou RTF.

  • URLs para as referências foram informadas.
  • O texto está em espaço 1,5; usa fonte Times New Roman de 12 pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); os locais onde serão inseridas as figuras e tabelas estão indicadas no texto; as figuras foram enviadas em anexo.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Visão geral sobre o envio dos manuscritos

Os autores devem ler a seção "Sobre" (Sobre a Revista) para verificar se o manuscrito a ser submetido corresponde ao escopo da revista. A navegação por esta página fornecerá informações para determinar se o trabalho é compatível com o campo da divulgação científica quanto à abrangência temática da revista. 

Os artigos podem ser enviados como demanda contínua ou em forma de Dossiê ou Suplemento Temático solicitado pela equipe editorial. 

O autor do envio, que geralmente é o autor para correspondência, é responsável pelo manuscrito durante o processo de submissão e revisão por pares. O autor do envio deve garantir que todos os coautores elegíveis tenham sido incluídos na lista de autores e que todos tenham lido e aprovado a versão enviada do manuscrito.

Após cadastro e login, o autor correspondente deve seguir os passos da submissão on-line e buscar o ícone "nova submissão". 
O primeiro passo a seguir inclui os seguintes itens: escolher a seção da revista onde o autor deseja publicar o manuscrito, o idioma principal da publicação e aceitar as condições de submissão (obrigatório), além de concordar com a Declaração de Direitos Autorais da Revista (ver Declaração de Responsabilidade e Cessão de Direitos Autorais), além de espaço para comentários opcionais do autor ao editor. O autor deve certificar-se de cumprir todas as condições para submissão e marcá-las com um clique. O campo comentários para o editor é opcional e deve ser preenchida somente se houver alguma ressalva importante.

O segundo passo consiste em transferência do arquivo do texto do manuscrito para a revista.
No terceiro passo, os autores são incentivados a indexar sua submissão, tendo oportunidade de rever e verificar os metadados como parte do processo editorial. Caso seja um trabalho em
coautoria, clicar em "incluir autor". Na sequência dos metadados do(s) autor(es), é preciso preencher a identificação do trabalho submetido (título e resumo). Os metadados para Indexação não são obrigatórios, mas o preenchimento é altamente recomendado para automatizar a divulgação do artigo depois de publicado na revista, caso o texto seja aprovado.

O quarto passo corresponde à transferência de arquivos suplementares. A transferência de documento(s) suplementar(es) é opcional (apêndices ou anexos).
O quinto passo é a confirmação da submissão.

 

Tipos de trabalhos e critérios para seleção/avaliação

O Conselho Editorial da Revista Medicina & Pesquisa avaliará, para publicação, artigos originais, artigos de revisão sistemática, integrativa ou de escopo da literatura, relatos e séries de casos, resumos de teses e dissertações, resenhas e cartas ao editor. Revisões narrativas (tradicionais) serão publicadas apenas por solicitação do Conselho Editorial a especialistas em determinada temática.

Artigos Originais – Devem conter novos dados obtidos, que contêm o relato, em primeira mão, dos resultados de uma pesquisa com coleta de observações de campo, oriundos de um número representativo de participantes, utilizando métodos adequados, válidos e confiáveis. Os artigos originais não devem ultrapassar 3.500 palavras e 30 referências. Na parte textual, estes artigos devem apresentar as seções de Introdução, Métodos, Resultados, Discussão e Conclusões.

Artigos de Revisão – Revisões sistemáticas, com ou sem meta-análise, revisões integrativas e revisões de escopo. Os manuscritos com revisões devem ser objetivos e concisos, delineados para reunir informações relevantes e atualizadas sobre um tópico específico de particular interesse e importância em medicina e saúde, identificando lacunas ou problemas atuais. Eles devem ser críticos e construtivos e fornecer recomendações para pesquisas futuras. Nenhum dado novo e não publicado deve ser apresentado. As revisões devem conter no máximo 6.000 palavras e 60 referências. Na parte textual, estes artigos devem apresentar as seções de Introdução, Métodos, Resultados, Discussão e Conclusões.

Relatos e Séries de Casos – Devem fornecer uma curta descrição original de casos particularmente interessantes para pesquisadores e clínicos. Apesar de concisos, os relatos devem trazer um descrição cronológica detalhada dos casos, destacando sua relevância e originalidade. Os autores devem fornecer revisão da literatura sobre os aspectos clínicos e terapêuticos do tópico relatado, comparando-o com casos similares descritos na literatura científica internacional. Relatos e séries de casos não devem ultrapassar o limite de 1.500 palavras e 15 referências. Na parte textual, devem apresentar as seções de Introdução, Relato do Caso, Discussão e Conclusões.

Resumos de Dissertações e Teses: Resumos de dissertações de mestrado ou teses apresentadas e aprovadas nos últimos 12 meses, contados em relação à data de envio do resumo. Devem conter, aproximadamente, 300 palavras. Não haverá revisão do texto dos Resumos de Teses. No arquivo enviado, o (a) autor (a) deve informar os  seguintes dados: nome completo do autor e do orientador; membros da banca; data de apresentação e a identificação do programa de pós-graduação em que a dissertação/tese foi desenvolvida e apresentada. A publicação do resumo não impede a posterior publicação do trabalho completo em outro periódico.

Cartas ao Editor – Comunicações discutindo artigos recentemente publicados na RM&P. As cartas não devem ter mais de 500 palavras e cinco referências.

Resenhas - As resenhas devem ser relacionadas ao escopo da revista e referir-se a livros publicados nos últimos 24 meses. Os textos não devem exceder 8.000 caracteres com espaços e devem incluir: referência bibliográfica completa;  resumo dos principais argumentos do trabalho; sua relação com a obra anterior do autor e com o estado da arte na área; citação de alguns trechos relevantes; c) discussão crítica da obra, avaliando se ela traz ou não uma nova contribuição para a área, se abre novos caminhos para pesquisas futuras, se levanta questões que ficaram sem resposta, etc.

 

Preparação do manuscrito

A preparação do manuscrito e sua submissão devem seguir as seguintes normas:

- 1a Página - Identificação: A página de identificação do manuscrito deve conter os seguintes dados:

•Título completo com até 15 palavras, em letra maiúscula e centralizado, e título resumido com até 45 caracteres (para fins de legenda nas páginas impressas); deve refletir o conteúdo do trabalho.

•Autores: os nomes e sobrenomes de cada autor devem ser omitidos no arquivo principal do manuscrito. Recomenda-se que figurem os termos Autor 1, Autor 2, Autor 3... Autor 6 (versão sem identificação); Solicita-se que sejam anexadas  duas versões do Manuscrito: Com identificação dos autores e sem identificação dos autores. Esta última será enviada aos revisores designados para avaliação.

•Palavras-chaves: termos de indexação ou palavras-chave (cinco) em português e em inglês; recomenda-se a utilização do DeCS – Descritores em Ciência da Saúde da Bireme.

- 2a Página - Resumo: Deve ser redigido na língua apresentada (resumo, abstract ou resumen), conter até 300 palavras, com espaçamento simples entre linhas, apresentado de forma estruturada, explicitando em negrito os itens Objetivo, Métodos, Resultados e Conclusões nos artigos originais e revisões. Deve ser conciso e não conter citações, abreviaturas, símbolos e referências. Para relatos de casos, o resumo deve conter justificativa e objetivos, relato do caso, discussão e conclusão.


3a Página: Deve conter o abstract em língua inglesa, que deverá ser a tradução fiel do texto do resumo em português, com o máximo de 300 palavras. Nesta página, citar as key words de acordo com os Descritores em Ciências da Saúde ou da Medical Subject Headings (MeSH). Quando o artigo for redigido em língua estrangeira deverá, necessariamente, apresentar resumo e descritores de assunto em Português.


Páginas seguintes

- Texto: Deverá ser iniciado a partir da quarta página. Os artigos originais devem conter obrigatoriamente Introdução, Métodos, Resultados, Discussão, Conclusão e Referências. Os relatos de caso devem conter Introdução, Relato do Caso, Discussão, Conclusão e Referências. 

Nos artigos originais, a Introdução deverá estabelecer com clareza o objetivo do trabalho e sua relação com outros trabalhos na mesma área. Extensas revisões da literatura deverão ser substituídas por referências a publicações mais recentes. Portanto, a introdução deve colocar brevemente o estudo em um contexto amplo e destacar por que ele é importante, incluindo o problema de pesquisa e, no caso de estudos analíticos, as hipóteses específicas que foram testadas. Na seção de Métodos, a descrição deverá ser breve, porém suficientemente clara para possibilitar a perfeita compreensão e a possível reprodução do trabalho. Processos e técnicas já publicados, a menos que tenham sido modificados, deverão ser referenciados por citação. Os Resultados devem ser apresentados de forma clara e concisa, com tabelas e figuras, quando necessário, para garantir mais efetiva compreensão dos dados, devendo haver suficiência e clareza; tabelas e figuras auto-explicativas; orienta-se evitar superposição dos dados como texto e tabela. A Discussão deverá ser restrita à interpretação e significado dos dados obtidos e resultados alcançados, relacionando-os aos conhecimentos já existentes e disponíveis, com confronto com trabalhos similares; discutir também a resposta encontrada ao problema de pesquisa formulado na introdução; discutir como os resultados podem ser interpretados na perspectiva de estudos anteriores e das hipóteses de trabalho; ainda na discussão, os achados e suas implicações devem ser discutidos no contexto da aplicabilidade e contribuição teórica, assim como as limitações do trabalho, que devem ser destacadas; é importante apontar direções futuras de pesquisa e sugerir estudos futuros necessários; observar parcimônia quanto a inferências não baseadas nos resultados. As Conclusões devem ser diretas e relacionadas aos objetivos do estudo. As citações devem ser feitas utilizando o sistema numérico na identificação dos autores mencionados no corpo do texto, de acordo com a ordem em que forem citados no manuscrito. Os números que identificam os autores devem ser sobrescritos. Se forem sequenciais, deverão ser indicados o primeiro e o último, separados por hífen, ex.: 1-4; quando intercalados, os números deverão ser separados por vírgula, ex.: 2,6,8. As medidas de valores de mensuração, radiação e laboratorial devem ser baseadas nas Unidades do Sistema Internacional, disponível em língua portuguesa no INMETRO. Em relação a medicamentos apenas o nome genérico deve ser citado nos artigos.

- Referências: A RM&P adota as Normas de Vancouver. Devem ser citados todos os autores, quando até seis; acima deste número, citam-se os seis primeiros seguidos de et al. O título do periódico deve ter seu nome abreviado de acordo com a List of Journals Indexed in Index Medicus, disponível nos links http://www.nlm.nih.gov/tsd/serials/lji.html ou http://www.nlm.nih.gov/citingmedicine.

Não se recomenda a citação de trabalho não publicado ou apenas apresentado em eventos sem anais. Referências com mais de cinco anos devem limitar-se às fundamentais. Destaca-se a necessidade de incluir referências acessíveis aos leitores. Devem ser indicadas apenas as referências utilizadas no texto.

Exemplos:

- Artigos:

Autor(es). Título do artigo. Título do Periódico. Ano. Volume. Número. Págs.

Sánchez E, Vidán MT, Serra JA, Fernandés-Avilléz, F, Bueno H. Prevalence of geriatric syndromes and impact on clinical and functional outcomes in older patients with acute cardiac diseases. Heart 2011; 97 (19):1602-6.

Dhiman RK, Kurmi R, Thumburu KK, Venkataramarao SH, Agarwal R, Duseja A. et al Diagnosis and prognostic significance of minimal hepatic encephalopathy in patients with cirrhosis of liver. Dig Dis Sci. 2010;55(8):2381-90.

- Capítulo de livro:

Autor(es) do capítulo. Título do capítulo. In: Autor(es). Título. Edição. Local de Publicação: editora; ano. Página inicial-final do capítulo.

Mitchell RN, Schoen FJ. Blood Vessels. In: Kumar V, Abbas AK, Fausto N, Mitchell RN. Robbins and Cotran Pathologic Basis of Disease. 8th ed. Philadelphia: Elsevier, 2009.

- Livro:

Autor(es). Título. Edição. Local de Publicação: editora; ano.

Chagas CR, Menke CH, Vieira RJS, Boff RA. Tratado de Mastologia da SBM. 1ª ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2011.

- Material disponível na internet:

Autor(es). Título. Revista. Ano. Data de acesso. Endereço eletrônico.

Dupuy JP. Os desafios éticos da nanotecnologia. Revista Interfaces[Internet].2003 [ Acesso em 24 nov 2013]. Disponível em: http://www.iiep.org.br/pdfs/doc023.pdf.

Cosgrove GR. Cirurgia para Transtornos Psiquiátricos. Psiquiatria Geral [ Internet] .2003 [Acesso em 22 mai 2011]; Disponível em: http://www.psiquiatriageral.com.br/cerebro/cirurgia.htm.

- Ilustrações: Tabelas e quadros deverão ser limitadas a cinco no conjunto, e não devem repetir os dados já descritos no texto. Deverão ter título breve, com local e ano da coleta de dados. Deverão ser numeradas consecutivamente com algarismos arábicos na ordem em que forem inseridas no texto e apresentadas no próprio corpo do texto. Para elaboração deve-se utilizar o Word ou outro editor de texto em preto e branco. As notas explicativas devem ser colocadas no rodapé das tabelas e quadros. As figuras (desenhos, fotografias e gráficos) produzidos pelos autores são limitadas a 5 no conjunto, contudo, desde que justificado, exceções serão consideradas pelo corpo editorial. Também deverão ser numeradas consecutivamente com algarismos arábicos na ordem em que forem inseridas no texto e apresentadas no próprio corpo do texto. Estas deverão ser em preto e branco. Os arquivos digitais de fotos e desenhos deverão ser apresentados nos formatos JPG, com resolução mínima de 300 dpi e medir, no mínimo, 10cm de largura (para uma coluna) e 20cm de largura (para duas colunas). Os gráficos precisam ter seus eixos nomeados. Todas as ilustrações deverão ser enviadas em arquivos anexos, não sendo incorporadas no arquivo principal do manuscrito; as ilustrações devem ser nomeadas, com título completo, explicitando o conteúdo da imagem ou tabela, além da indicação de sua localização no texto.

- Abreviaturas e Siglas: Devem sempre ser precedidas do nome completo quando citadas pela primeira vez no texto. Abreviaturas e símbolos devem obedecer a padrões internacionais. No rodapé das figuras e tabelas devem sempre ser discriminados o significado das abreviaturas, símbolos e outros sinais. Se as ilustrações já tiverem sido publicadas, deverão vir acompanhadas de autorização por escrito do autor ou editor, constando a fonte de referência onde foi publicada.


- Agradecimentos: Este item é opcional. Contribuições de pessoas que prestaram colaboração intelectual ao trabalho como assessoria científica, revisão crítica da pesquisa, coleta de dados entre outras, mas que não preencham os requisitos para participar de autoria, desde que haja permissão expressa dos nomeados. Também poderão ser mencionadas as agências de fomentos e outras instituições que deram apoio, assistência técnica e outros auxílios.

- Conflitos de interesse: De acordo com o Comitê Internacional de Editores de Periódicos Médicos, “Os autores devem evitar entrar acordos com patrocinadores de estudos, tanto com fins lucrativos quanto sem fins lucrativos, que interfiram no acesso dos autores a todos os dados do estudo ou que interfiram em sua capacidade de analisar e interpretar os dados e preparar e publicar manuscritos de forma independente quando e onde escolherem.” Todos os autores devem divulgar todos os relacionamentos ou interesses que possam influenciar ou enviesar indevidamente seu trabalho. Exemplos de potenciais conflitos de interesse incluem, mas não estão limitados a: interesses financeiros (como associação, emprego, consultorias, propriedade de ações/ações, honorários, doações ou outros financiamentos, testemunhos de especialistas pagos e acordos de licenciamento de patentes), além de interesses não financeiros ( como relacionamentos pessoais ou profissionais, afiliações, crenças pessoais).

Os autores podem divulgar potenciais conflitos de interesse por meio do sistema de submissão on-line durante o processo de envio (comentários ao editor) ou incluir no texto principal do artigo, após as Conclusões.. 

Ética em Pesquisa e Publicação

Nas pesquisas envolvendo seres humanos, os autores deverão enviar uma cópia de aprovação emitida pelo Comitê de Ética reconhecido pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) segundo as normas da Resolução do Conselho Nacional de Saúde - CNS 466/12. Deve-se incluir também, no manuscrito, o número do parecer de aprovação pela Comissão de Ética em Pesquisa. Nos trabalhos experimentais envolvendo animais, os Princípios Éticos na Experimentação Animal do Colégio Brasileiro de Experimentação Animal (COBEA) devem ser respeitados.

Toda e qualquer referência a empresas, instituições ou pessoas deve ser autorizada por escrito pelos citados e esta autorização deve ser enviada também como arquivo suplementar.

 

Sexo e Gênero na Pesquisa

A RM&P incentiva os autores a seguirem as diretrizes 'Sex and Gender Equity in Research - SAGER -'e incluir considerações de sexo e gênero quando for relevante. Os autores devem usar os termos sexo (atributo biológico) e gênero (formado por circunstâncias sociais e culturais) com cuidado para evitar confundir os dois termos. Os títulos e/ou resumos dos artigos devem indicar claramente a que sexo(s) o estudo se aplica. Os autores também devem descrever em segundo plano, se sexo e/ou diferenças de gênero podem ser esperadas; relatar como sexo e/ou gênero foram considerados no estudo; fornecer dados desagregados por sexo e/ou gênero, quando apropriado; e discutir os respectivos resultados. Se uma análise de sexo e/ou gênero não foi realizada, a justificativa deve ser apresentada na Discussão. 

 

Plagiarismo

Plágio, fabricação de dados e manipulação de imagens não são tolerados. Plágio não é aceitável em envios de informações. O plágio inclui a cópia de texto, ideias, imagens ou dados de outra fonte, mesmo das próprias publicações prévias dos autores, sem qualquer crédito à fonte original. A reutilização de texto copiado literalmente de outra fonte deve estar entre aspas e a fonte original deve ser citada (citação direta), contendo a página, ou o trecho deve ser reescrito, incluindo também a referência à fonte.

Se o desenho de um estudo ou a estrutura ou linguagem do manuscrito foi inspirado em trabalhos anteriores, esses trabalhos devem ser explicitamente citados. Todos os envios à RM&P são verificados quanto a plágio usando o software padrão da indústria iThenticate. Se for detectado plágio durante o processo de revisão por pares, o manuscrito pode ser rejeitado. 

O manuscrito não deve conter nenhuma informação que já tenha sido publicada. Se o artigo incluir figuras ou imagens já publicadas, é necessário que se obtenha a permissão necessária do detentor dos direitos autorais para publicar sob a licença CC-BY. 

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Declaração de Responsabilidade e Cessão de Direitos Autorais

Todos os autores dos manuscritos aprovados deverão assinar e encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Cessão de Direitos Autorais. Toda e qualquer referência a empresas, instituições ou pessoas deve ser autorizada por escrito pelos citados e esta autorização deve ser enviada como arquivo suplementar.

 

Carta de Apresentação

Uma carta de apresentação deve ser incluída em cada submissão. Deve ser concisa e explicar por que o conteúdo do artigo é significativo e por que se enquadra no escopo da revista. É necessário também incluir as seguintes declarações: "Confirmamos que nem o manuscrito nem qualquer parte de seu conteúdo estão atualmente sob consideração ou publicados em outro periódico" e "Todos os autores aprovaram o manuscrito e concordam com sua submissão para a Revista Medicina & Pesquisa". Ao final, a carta deve conter assinatura de todos os autores, responsabilizando-se pelo conteúdo do trabalho, com sua afiliação institucional, telefone e endereço eletrônico para contato, ainda que apenas um deva ser indicado como responsável pela troca de correspondência. 

Artigos Originais

Devem conter novos dados, oriundos de um número representativo de pacientes, utilizando métodos adequados, válidos e confiáveis. Os artigos originais não devem ultrapassar 3.500 palavras e 30 referências. Na parte textual, devem apresentar as seções de Introdução, Métodos, Resultados, Discussão e Conclusões.

Artigos de Revisão

Revisões sistemáticas, com ou sem meta-análise, objetivas e concisas delineadas para reunir informações relevantes e atualizadas sobre um tópico específico de particular interesse e importância em medicina e saúde. Revisões sistemáticas devem conter no máximo 6.000 palavras e 60 referências. Na parte textual, devem apresentar as seções de Introdução, Métodos, Resultados, Discussão e Conclusões.

Relatos e Séries de Casos

Devem fornecer uma curta descrição original de casos particularmente interessantes para pesquisadores e clínicos.  Apesar de concisos, os relatos devem trazer um descrição cronológica detalhada dos casos, destacando sua relevância e originalidade. Os autores devem fornecer revisão da literatura sobre os aspectos clínicos e terapêuticos do tópico relatado, comparando-o com casos similares descritos na literatura científica internacional. Relatos e séries de casos não devem ultrapassar o limite de 1.500 palavras e 15 referências. Na parte textual, devem apresentar as seções de Introdução, Relato do Caso, Discussão e Conclusões.

Relatos de Experiência

Relatos de experiência:  O relato de experiência deve conter: Introdução, Contextualização da Experiência; Objetivos; Descrição da Experiência (incluindo Técnica de Observação, Registro e Participantes); Resultados; Desafios e Repercussão; Discussão; Lições Aprendidas; Recomendações; Considerações Finais; Referências.

O relato deve conter no máximo 6000 palavras e 5 ilustrações. O título não deverá ultrapassar 15 palavras, enquanto  o resumo terá limite de 150 palavras.

Relatos de experiência que envolvam pessoas participantes exigem apresentação da cópia da aprovação por um Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos, em conformidade com a Resolução nº 510 de 7/4/2016 do Conselho Nacional de Saúde.

Resumos de Dissertações e Teses

Resumos de dissertações de mestrado ou teses apresentadas e aprovadas nos últimos 12 meses, contados em relação à data de envio do resumo. Devem conter, aproximadamente, 300 palavras. Não haverá revisão do texto dos Resumos de Teses.

Os resumos de dissertações de mestrado e teses de doutorado poderão ser publicados na RM&P para fins de divulgação à comunidade científica da área da Saúde, conforme avaliação preliminar da comissão editorial. Somente serão aceitos resumos de dissertações/teses disponíveis em repositórios institucionais.

No arquivo enviado, informar: nome completo do autor e do orientador; membros da banca; data de apresentação e a identificação do programa de pós-graduação em que a dissertação/tese foi desenvolvida e apresentada. A publicação do resumo não impede a posterior publicação do trabalho completo em outro periódico.

Cartas ao Editor

Comunicações discutindo artigos recentemente publicados nesta Revista, descrevendo pesquisas originais. As cartas não devem ter mais de 500 palavras e cinco referências.

Ensaios Teóricos

Ensaios teóricos : Esta é uma categoria muito ampla de artigos. Os ensaios teóricos abrangem diversos tipos de artigos não experimentais, como perspectivas, hipóteses e opiniões. Nesses artigos, o objetivo é relatar claramente o ponto de vista dos autores sobre um campo específico de pesquisa na área da Saúde.

Ensaios teóricos comunicam contribuições teóricas, filosóficas e metodológicas significativas para os estudos da área da Saúde. Esses artigos não seguem uma estrutura predefinida estrita, mas precisam cobrir a articulação do problema de pesquisa, identificação clara da contribuição para os estudos de gestão engajada e ser fundamentados em revisão significativa e relevante da literatura.

Comunicações Breves

Artigos curtos com a função de publicar projetos de pesquisa ou pesquisa em andamento que contenha apenas resultados parciais importantes alcançados; e/ou apenas para garantir a propriedade intelectual por meio do registro da informação. Deve ter até 1500 palavras, excluindo resumos, tabelas, figuras e referências. 

O objetivo desta seção é dar maior abertura para comunicações científicas breves, importantes, mas que não se enquadram na estrutura de um artigo científico tradicional. 

Editoriais

O editorial de uma revista científica é um texto escrito pelo editor-chefe ou pelos editores da publicação, e é geralmente incluído na edição mais recente da revista. Esse texto serve para fornecer informações importantes, contextualizar o conteúdo da edição e abordar questões relevantes para a comunidade científica e para os leitores da revista.

Os editoriais têm diferentes propósitos, e podem incluir:

  1. Introdução da Edição: Os editores frequentemente introduzem os artigos e trabalhos apresentados na edição, destacando suas contribuições e importância.

  2. Atualizações e Notícias: Os editoriais podem incluir atualizações sobre mudanças na equipe editorial, políticas da revista, e outras notícias relevantes.

  3. Temas Emergentes: Os editores podem discutir temas emergentes na área científica, destacando avanços recentes, desafios ou tendências.

  4. Políticas Editoriais: Pode incluir informações sobre as políticas da revista, como diretrizes para autores, processos de revisão por pares, ética na publicação científica, entre outros.

  5. Reflexões e Opiniões: Os editores podem compartilhar suas reflexões sobre questões científicas, éticas ou sociais, proporcionando uma perspectiva editorial.

Os editoriais são uma parte importante da revista científica, pois ajudam a estabelecer a voz da publicação e a fornecer orientações e contexto aos leitores. Eles também podem ser usados para promover discussões construtivas na comunidade científica e para abordar desafios enfrentados pelo campo.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.