Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
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O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word ou RTF.
- URLs para as referências foram informadas.
- O texto está em espaço 1,5; usa fonte Times New Roman de 12 pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); os locais onde serão inseridas as figuras e tabelas estão indicadas no texto; as figuras foram enviadas em anexo.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
Artigos Originais
Devem conter novos dados, oriundos de um número representativo de pacientes, utilizando métodos adequados, válidos e confiáveis. Os artigos originais não devem ultrapassar 3.500 palavras e 30 referências. Na parte textual, devem apresentar as seções de Introdução, Métodos, Resultados, Discussão e Conclusões.Artigos de Revisão
Revisões sistemáticas, com ou sem meta-análise, objetivas e concisas delineadas para reunir informações relevantes e atualizadas sobre um tópico específico de particular interesse e importância em medicina e saúde. Revisões sistemáticas devem conter no máximo 6.000 palavras e 60 referências. Na parte textual, devem apresentar as seções de Introdução, Métodos, Resultados, Discussão e Conclusões.Relatos e Séries de Casos
Devem fornecer uma curta descrição original de casos particularmente interessantes para pesquisadores e clínicos. Apesar de concisos, os relatos devem trazer um descrição cronológica detalhada dos casos, destacando sua relevância e originalidade. Os autores devem fornecer revisão da literatura sobre os aspectos clínicos e terapêuticos do tópico relatado, comparando-o com casos similares descritos na literatura científica internacional. Relatos e séries de casos não devem ultrapassar o limite de 1.500 palavras e 15 referências. Na parte textual, devem apresentar as seções de Introdução, Relato do Caso, Discussão e Conclusões.Relatos de Experiência
Relatos de experiência: O relato de experiência deve conter: Introdução, Contextualização da Experiência; Objetivos; Descrição da Experiência (incluindo Técnica de Observação, Registro e Participantes); Resultados; Desafios e Repercussão; Discussão; Lições Aprendidas; Recomendações; Considerações Finais; Referências.
O relato deve conter no máximo 6000 palavras e 5 ilustrações. O título não deverá ultrapassar 15 palavras, enquanto o resumo terá limite de 150 palavras.
Relatos de experiência que envolvam pessoas participantes exigem apresentação da cópia da aprovação por um Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos, em conformidade com a Resolução nº 510 de 7/4/2016 do Conselho Nacional de Saúde.
Resumos de Teses
Resumos de dissertações de mestrado ou teses apresentadas e aprovadas nos últimos 12 meses, contados em relação à data de envio do resumo. Devem conter, aproximadamente, 300 palavras. Não haverá revisão do texto dos Resumos de Teses. No arquivo enviado, informar: nome completo do autor e do orientador; membros da banca; data de apresentação e a identificação do programa de pós-graduação em que a dissertação/tese foi desenvolvida e apresentada. A publicação do resumo não impede a posterior publicação do trabalho completo em outro periódico.Cartas ao Editor
Comunicações discutindo artigos recentemente publicados nesta Revista, descrevendo pesquisas originais. As cartas não devem ter mais de 500 palavras e cinco referências.Declaração de Direito Autoral
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Todos os autores dos manuscritos aprovados deverão assinar Declaração de Responsabilidade e de Cessão de Direitos Autorais.
A Carta de Apresentação deve conter as assinaturas de todos os autores, responsabilizando-se pelo conteúdo do trabalho.