Chamada para Suplemento Temático

09.02.2023

APRENDENDO COM A PANDEMIA: IMPACTO DA COVID-19 SOBRE A EDUCAÇÃO E ASSISTÊNCIA EM SAÚDE

A Revista Medicina & Pesquisa (RM&P) do Centro de Ciências Médicas, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), divulga esta chamada para submissão de trabalhos a serem apreciados para publicação de suplemento temático intitulado “Aprendendo com a Pandemia: Impacto da COVID-19 sobre Educação e Assistência na Saúde” a ser lançado em maio de 2023.

Edição temática
A pandemia da doença pelo novo Coronavírus 2019 (COVID-19) interrompeu o ensino presencial em grande número de instituições de ensino superior no Brasil em março de 2020, afetando principalmente os cursos de graduação na área da Saúde. No Brasil, a Região Nordeste foi a que apresentou maior índice de universidades federais com atividades suspensas e, portanto, menores índices de adesão ao ensino remoto. À medida que a pandemia seguiu seu curso entre 2020 e 2021, a pesquisa acadêmica mundial sobre esse tema levou a uma explosão da literatura científica sem precedentes.
O suplemento “APRENDENDO COM A PANDEMIA: IMPACTO DA COVID-19 SOBRE EDUCAÇÃO E ASSISTÊNCIA EM SAÚDE visa à elaboração de uma edição especial sobre a repercussão da COVID-19 nos serviços de saúde e no papel de instituições de saúde e educação (profissional e popular) na Saúde.
Agora, três anos após o início da pandemia, nossa principal preocupação permanece se e como as respostas à pandemia do COVID-19 criaram oportunidades para fortalecer sistemas de saúde e educação, tanto profissional quanto do público geral, a respeito da COVID-19. Olhando para o futuro, é ainda mais importante dar um passo atrás para fazer um balanço do que aconteceu durante os anos da COVID em termos de governança, transformação e inovação dos sistemas de saúde e educação.
Assim, neste suplemento temático, incentivam-se submissões a respeito de “se e como” a pandemia remodelou a governança na saúde e na educação na área da Saúde. A justificativa para esta edição especial proposta é entender como pesquisadores, professores e profissionais da grande área da Saúde captaram as circunstâncias em torno dessa questão. No Brasil, as aulas presenciais de cursos da Saúde foram suspensas, visando à proteção de professores, alunos, funcionários e pacientes dos serviços de saúde universitários e conveniados. Ao fazer isso, a edição atualizará e ampliará os debates sobre a dinâmica gerada pela crise sanitária sem precedentes em dimensões angulares da vida das pessoas no contexto pandêmico: educação e saúde.
Os manuscritos deverão incluir necessariamente a palavra-chave COVID-19 ou (Pandemia de COVID-19), associada a duas ou mais das seguintes: Sistema Único de Saúde; Atenção à Saúde; Educação para a Saúde; Educação da População; Educação de Pacientes; Comunicação Educativa; Determinação de Necessidades de Cuidados de Saúde;  Impacto Psicossocial; Cuidados de Saúde Baseados na Evidência; Serviços de Saúde Culturalmente Competentes; Avaliação de Resultados em Cuidados de Saúde; Pesquisas sobre Atenção à Saúde; Cuidados Integrais de Saúde.
Os autores serão notificados até 13 de maio de 2023 se seus manuscritos serão incluídos na edição especial. Os editores reservam-se o direito de rejeitar sem revisão quaisquer submissões consideradas fora do escopo desta edição especial, que poderão ser considerados para uma edição regular.

Prazos
A submissão para este suplemento temático estará aberta no período de 13 de fevereiro de 2023 a 13 de abril de 2023.

Seções
Artigos Originais, Revisões (sistemática, integrativa ou de escopo), Relatos de Experiência e Ensaios Teóricos. Os relatos de experiência deverão destacar lições aprendidas em relação à resiliência dos sistemas de Saúde (locais) e de educação relacionada à Saúde. O ensaio teórico deve apresentar o estado da arte, em que as posições de vários autores, escolas, ou grupos de analistas que se ocuparam do tema são criticamente apresentados, e deve se caracterizar por sua natureza reflexiva e interpretativa.

Submissão
Os manuscritos serão avaliados por pares em revisão cega, aplicando-se as políticas editoriais padrão da revista, disponíveis no site deste periódico.
As normas para submissão de artigos encontram-se delineadas na aba Sobre > Submissões > Diretrizes para Autores da Revista Medicina & Pesquisa, no seguinte link https://periodicos.ufpb.br/index.php/rmp/about/submissions
Dúvidas sobre a submissão poderão ser elucidadas mediante o e-mail suplemento.covid-educacao.saude-rm&p@gmail.com

Equipe Editorial da RM&P