EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NO ATENDIMENTO A IDOSOS: PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE AÇÕES DE ACOLHIMENTO NO CAISI DE JOÃO PESSOA-PB

Autores

  • Edvânia Bento Costa Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Caisi) de João Pessoa-PB

Palavras-chave:

Acolhimento em saúde, Gestão em saúde, Humanização.

Resumo

Este trabalho apresenta uma proposta de intervenção que busca a implantação do acolhimento em um serviço especializado da rede de saúde do município de João Pessoa-PB, através da educação permanente. A proposta é para o Centro de Atenção Integral a Saúde do Idoso (CAISI), uma unidade de saúde do município, que é complementar à rede especializada para usuários a partir de 60 anos. Propõe-se uma programação com ações que vão desde a apresentação do projeto a Secretaria Municipal de Saúde até ações de construção do planejamento, sensibilização dos profissionais, oficinas de acolhimento com os trabalhadores e avaliação do acolhimento no serviço junto aos usuários. Espera-se que este trabalho contribua para o inicio de uma nova etapa no referido serviço, composta por uma maior interlocução entre gestores, trabalhadores e usuários, com objetivo de contribuir na melhoria da assistência prestada, do acolhimento e das respostas às demandas dos usuários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABRAHÃO, A. L. Bases histórico-conceituais para a compreensão do trabalho em saúde. In: FONSECA, A. F.; STAUFFER, A. de B. (Org.). O processo histórico do trabalho em saúde. Rio de Janeiro: EPSJV/Fiocruz, 2007. p. 57-96.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde SAS. Departamento de Regulação, Avaliação e Controle de Sistemas DRAC. Coordenação Geral de Regulação e Avaliação CGRA. Programa Nacional de Avaliação de Serviços de Saúde - PNASS. Brasília: Ministério da Saúde, 2007.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Política Nacional de Gestão Estratégica e Participativa no SUS - ParticipaSUS / Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. 2. ed. Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2009.

FRANCO. T.B.; MAGALHAES JUNIOR. H.M. Integralidade na Assistência à Saúde: A Organização das Linhas do Cuidado. Disponível em: <http://www.professores.uff.br/tulio/franco/publicacoes.html>. Acesso em: 16 dez. 2013.

HOUAISS, Antônio. Dicionário da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2003.

LIMA, J. C. F. Bases histórico-conceituais para a compreensão do trabalho em saúde. In: FONSECA, A. F.; STAUFFER, A. de B. (Org.). O processo histórico do trabalho em saúde. Rio de Janeiro: EPSJV/Fiocruz, 2007. p. 57-96.

MALTA, D. C. et al. Mudando o processo de trabalho na rede pública: alguns resultados da experiência em Belo Horizonte. Saúde em Debate, Rio de Janeiro, v. 24, n. 56, p. 21-34, set/dez. 2000.

MATUMOTO, S. O acolhimento: um estudo sobre seus componentes e sua produção em uma unidade da rede básica de serviços de saúde. Ribeirão Preto. Dissertação (Mestrado) – Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, 1998.

MERHY, E. E. Em busca do tempo perdido: a micropolítica do trabalho vivo em saúde. In: MERHY, E. E.; ONOCKO, R. (Org.). Agir em saúde: um desafio para o público. São Paulo: Hucitec, 1997. p. 71 - 113.

SOLLA, J. J. S. P. Acolhimento no sistema municipal de saúde. Rev. Bras. Saúde Matern. Infant. Recife, v. 5, n. 4, p. 493-503, out./dez. 2005.

Downloads

Publicado

29.12.2023