Olhos Abertos, Punhos Cerrados

Participação política da minoria surda nos Estados Unidos da América

  • Alexandre Guedes Pereira Xavier Direção Geral, Instituto Nacional de Educação de Surdos, Ministério da Educação, Brasil; Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, Universidade Federal Fluminense http://orcid.org/0000-0002-8755-5644

Resumo

Diferentes tratados no âmbito das Nações Unidas determinam a participação de minorias em processos decisórios, mas efetivá-la permanece um desafio. As minorias surdas, presentes em todo o mundo, conquistaram, em 2006, a definição de direitos linguísticos em Convenção da ONU. Entretanto, ao se engajar pela redefinição de leis e políticas nos países, deparam com abordagens antagônicas: a da norma – evitar a surdez, reabilitar a pessoa surda, favorecer a língua nacional – e a da diferença – acolher a surdez, reconhecer a identidade linguística surda, favorecer a língua de sinais. Este artigo discute limites e possibilidades de influência surda sobre as políticas públicas e de institucionalização das demandas de minorias por meio de sua interação com o Estado. Analisamos o processo pelo qual uma mulher surda, ativista, participou de um experimento democrático nos Estados Unidos, demandando políticas. Nossa análise articula conceitos de Jacques Rancière, Axel Honneth e Manuel Castells, entre outros. Resultados parciais sugerem haver disputa de sentidos quanto à língua das pessoas surdas e também quanto a seu status político como demandantes, o que sugere a importância de estudos aprofundados sobre a participação de minorias na esfera pública.

Biografia do Autor

Alexandre Guedes Pereira Xavier, Direção Geral, Instituto Nacional de Educação de Surdos, Ministério da Educação, Brasil; Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, Universidade Federal Fluminense
Bacharel em Letras pela Universidade de São Paulo, Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Doutorando em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense. Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, em exercício no Instituto Nacional de Educação de Surdos, órgão do Ministério da Educação do Brasil. CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4895801315416603 

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Publicado
2019-11-08