A Dimensão da Educação Superior na Parceria Estratégica entre o Brasil e a União Europeia
o caso do programa Ciência sem Fronteiras (2007-2016)
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2525-5584.2021v6n1.50636Palavras-chave:
Brasil, União Europeia, Parceria Estratégica, Educação, Ciência sem FronteirasResumo
A relação bilateral entre o Brasil e a União Europeia teve início no ano de 1960. Em 2007, o relacionamento galgou a um novo patamar com o estabelecimento de uma parceria estratégica entre os dois atores internacionais. Com isso, houve o fortalecimento dos laços bilaterais em diversos setores, como o de energias renováveis e de promoção dos direitos humanos. Nos diversos documentos produzidos ao longo da parceria estratégica, as partes indicaram a educação superior e a cooperação tecnológica e científica como vetores importantes de aproximação, além de um vasto campo de convergência de interesses e valores. Diante desse cenário, o presente artigo tem como escopo geral apresentar a evolução das relações entre Brasil e União Europeia de 2007 a 2016, com os seguintes objetivos específicos: (i) examinar a evolução da temática da internacionalização da educação superior nas Reuniões de Cúpulas entre Brasil e União Europeia desde o início da parceria estratégica brasileiro-europeia (2007) até o fim do governo Dilma Rousseff (2016); (ii) fazer um estudo de caso sobre o programa Ciência Sem Fronteiras desde sua criação em 2011 até 2016, ou seja, desde seu início até sua paralização total. Para tanto, optou-se pelo método indutivo, por meio da análise de fontes primárias, como dados e documentos oficiais brasileiros e europeus. Ademais, fez-se um levantamento de bibliografias especializadas sobre o tema.
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