Desenvolvimento, articulação política e relacionamento institucional
diagnóstico de atuação do Sistema da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL)
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2525-5584.2023v8n1.61228Palavras-chave:
desenvolvimento local, política pública, relacionamento institucional e governamental, diagnóstico institucionalResumo
O presente diagnóstico de atuação institucional objetivou compreender quais são os elementos presentes na tríade: desenvolvimento local, articulação e relacionamento institucional considerando o fortalecimento do sistema CNDL e a sua representatividade no setor lojista por meio de uma investigação do tipo descritiva e exploratória realizada com as Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) (n=140) e as Federações das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDLs) (n=20), distribuídas nas cinco regiões do país: Norte, Sul, Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste. Não obstante, o trabalho realizado não se constitui como manual ou check list, mas um instrumento à gestão e para composição de diretrizes e orientações para novas tomadas de ação a serem implementadas no sistema CNDL.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Marcos Antonio Martins Lima, Denize de Melo Silva, Daniel Keniti Sakamoto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).