Operação Arcanjo
uma avaliação da Operação de Garantia da Lei e da Ordem nas comunidades do Alemão e da Penha no Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2525-5584.2020v5n3.54363Palabras clave:
Operação Arcanjo, Forças Armadas, Políticas Públicas, Garantia da Lei e da OrdemResumen
As Operações de Garantia da Lei e da Ordem são instrumentos jurídicos que possibilitam a atuação das Forças Armadas Nacionais na Segurança Pública. Uma das Operações de maior proeminência e conhecimento nacional foi a Operação Arcanjo, que se iniciou por um decreto que teve como objetivo a preservação da ordem pública nas comunidades do Complexo do Alemão e do Complexo da Penha, no Rio de Janeiro; além disso, tinha como um de seus grandes objetivos prestar auxílio às Forças de Segurança Pública em um processo de pacificação para implementação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), o que melhoraria a imagem do Rio de Janeiro durante os megaeventos que ocorreriam na cidade. Assim, este artigo, tem como objetivo principal analisar e avaliar a implementação da Operação Arcanjo, identificando os grupos de interesse em sua realização, se os reais objetivos dessa operação foram alcançados, e as lacunas que impediram esse atingimento. Como metodologia, foi aplicada a avaliação de políticas públicas de Evert Vedung, com a utilização da teoria da intervenção, ilustração de stakeholders e o modelo de consecução de objetivos e metas. Por fim, constatou-se que, em longo prazo, a operação ficou mais no imaginário da população do que em fatos concretos na vida real.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).