Universidades, Inovação e Automação

um estudo do caso chinês

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2525-5584.2020v5n3.55299

Palavras-chave:

China, Progresso Tecnológico, Universidades, Geopolítica, Automação

Resumo

Como a China tem atuado, em termos de políticas públicas para a educação superior, a fim de garantir o seu progresso tecnológico e econômico face aos impactos sociais da automação? Fazemos um estudo de caso das políticas públicas da China na persecução de tornar-se uma potência global no desenvolvimento da Indústria 4.0. Com efeito, alguns pesquisadores argumentam que existe uma nova espécie de guerra tecnológica, na qual tanto a China quanto os EUA batalham pela supremacia de capital humano e produção industrial. Metodologicamente, foi utilizada estatística descritiva e revisão bibliográfica para entender a dimensão histórica das idiossincrasias chinesas na busca pelo progresso tecnológico, bem como a análise documental de dois documentos estatais estratégicos na área de inovação. Como resultados, entendemos que a China se revela com força expressiva na produção científica em alguns setores industriais, mas ainda permanece atrás no sentido de capital humano em comparação com os EUA.

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Biografia do Autor

Marcos Costa Lima, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Professor Associado IV da Universidade Federal de Pernambuco. Departamento de Ciência Política (UFPE). Coordenador do Instituto de Estudos da Ásia (UFPE). É Membro do Conselho Deliberativo da Rede Brasileira de Estudos da China. Doutor em Ciências Sociais (Unicamp). Pós-doutor (Paris XIII - Villetauneuse). Disponível em: marcosfcostalima@gmail.com

Nathália Viviani Bittencourt , Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (PPGCP-UFPE). Bacharela em Direito pela UFPE. É Pesquisadora Associada ao IEÁSIA (Instituto de Estudos da Ásia - UFPE). Disponível em: nathalia.viviani@ufpe.br

Ana Carolina dos Santos Costa, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (PPGCP-UFPE). Bacharela em Ciência Política. É Pesquisadora Associada ao IEÁSIA (Instituto de Estudos da Ásia - UFPE). Disponível em: scostacarolina@gmail.com

Publicado

2020-12-28