Foco e Escopo

Revista Temas em Educação prioriza colaborações inéditas.

As traduções, submetidas à publicação, devem ser acompanhadas de autorização, por escrito, do autor do trabalho original e do editor.

Os conceitos e opiniões emitidos pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.

As submissões, inicialmente, são apreciadas pelos editores para garantir padrões acadêmicos e profissionais mínimos. Após esta pré-seleção, os artigos são atribuídos a dois revisores de diferentes afiliações institucionais.

Os originais recebidos são submetidos à apreciação da Comissão e/ou rejerees ad hoc, cabendo àos editores a decisão final da publicação dos originais, adotando-se, em qualquer circunstância, o sistema de blind review.

Os originais enviados devem estar de acordo com as normas específicas da seção a que se destinam.

Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.

Os originais podem ser escritos em português, espanhol, inglês, francês ou italiano.

O Editor se reserva o direito de introduzir eventuais alterações nos originais, de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o fim de manter a homogeneidade e qualidade da publicação, respeitados o estilo e as opiniões dos autores, sem que seja necessário submeter essas alterações à aprovação dos autores.

A Revista Temas em Educação pode publicar fascículos temáticos ou que condensem trabalhos apresentados em eventos técnico-científicos no âmbito do PPGE.

ISSN: 0104-2777 (Versão Impressa)

eISSN: 2359-7003 (Versão On-line)

Processo de Avaliação pelos Pares

A publicação de artigos está condicionada a pareceres de membros do Conselho Editorial ou de colaboradores ad hoc. A avaliação será realizada por pares duplamente cegos, realizada sem identificação dos autores, nem dos avaliadores, mediante a análise de dois pareceristas da área relacionada à problemática tratada. No caso de divergências, um terceiro parecerista será consultado. Os manuscritos serão aceitos a partir da aprovação de, no mínimo, dois pareceres favoráveis. Uma notificação acerca do parecer final deverá ser enviada e, em caso de parecer apresentar revisões requeridas, o autor terá um prazo estipulado pelo editor responsável para enviar as modificações, consideradas as demandas apresentadas. A referida submissão será, automaticamente, considerada não publicável, caso não sejam cumpridos os prazos acordados.

 

Periodicidade

Publicação quadrimestral (janeiro-abril; maio-agosto; setembro-dezembro). Cada número será publicado após o processo de avaliação, edição e editoração, com previsão de inclusão continua e assim que estiverem prontos o sumário, a revisão e a formatação final dos arquivos.

 

Política de Acesso Livre

Esta Revista Temas em Educação oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Comitê de Ética

Os artigos submetidos a revista Temas em Educação que tiveram suas pesquisas submetidas a protocolos de Comitês de Ética da instituição onde o estudo foi realizado, devem fazer a indicação desta informação e fornecer cópia do documento de aprovação. Indicamos a leitura da aba "Condutas Éticas", na página inicial da RTE.

 

Política de Detecçao de Plágio

A revista está cadastrada na base do iThenticat e utiliza seu  software para detecção de plágio nos manuscritos submetidos para avaliação.

 

Política de Preservação Digital

A Revista Temas em Educação é ciente da importância do acesso e da conservação a longo prazo do conteúdo registrado. Os procedimentos de preservação estão vinculados à Rede Cariniana. 

 

Política de publicação de Dossiê

A Revista Temas em Educação publica dossiê temático central coordenado por renomados pesquisadores de universidades brasileiras e estrangeiras, a partir de convites dos editores ou aprovados em processo seletivo regido por edital e submetidos a plataforma da revista. 

Os manuscritos são submetidos a avaliação em duplo cego por pares escolhidos de acordo com conhecimento comprovado na área do artigo.

As normas para submissão de dossiês se encontram nas Diretrizes para os Autores.

 

Agradecimentos/Financiamento

Agradecemos a Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PRPG) pelas condições institucionais acadêmicas viabilizadas para a efetiva realização da Revista Temas em Educação Online.