Foco e Escopo

Revista Temas em Educação prioriza colaborações inéditas.

As traduções, submetidas à publicação, devem ser acompanhadas de permissão, por escrito, do autor do trabalho original e do editor.

Os conceitos e opiniões emitidos pelos autores são de sua responsabilidade exclusiva.

As submissões, boletins, são apreciadas pelos editores para garantir padrões acadêmicos e profissionais. Após esta pré-seleção, os artigos são exigidos a dois revisores de diferentes afiliações institucionais.

Os originais recebidos são perfeccionados à apreciação da Comissão e / ou requeridos ad hoc, cabendo àos editores a decisão final da publicação dos originais, adotando-se, em qualquer circunstância, o sistema de double blind peer review.

Os originais devem estar de acordo com as normas específicas da seção que se destinam.

Autores mantém os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a  Creative Commons Attribution License  que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.

Os originais podem ser escritos em português, espanhol, inglês, francês ou italiano.

O Editor se reserva o direito de introduzir mudanças nos originais, de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o fim de manter a homogeneidade e qualidade da publicação, respeitados o estilo e como notificação dos autores, sem que seja necessário submeter essas alterações à aprovação dos autores.

A Revista Temas em Educação pode publicar fascículos temáticos ou que condensem trabalhos técnicos em eventos técnicos-científicos no âmbito do PPGE.

ISSN: 0104-2777 (Versão Impressa)

eISSN: 2359-7003 (Versão On-line)

 

Processo de Avaliação pelos Pares

A publicação de artigos está condicionada a pareceres de membros do Conselho Editorial ou de colaboradores ad hoc. A avaliação será realizada por pares duplamente cegos, realizada sem identificação dos autores, nem dos avaliados, mediante a análise de dois pareceristas da área relacionada à problemática tratada. No caso de divergências, um terceiro parecerista será consultado. Os manuscritos serão aceitos a partir da aprovação de, no mínimo, dois componentes favoráveis. Uma notificação sobre o parecer final deve ser enviado e, em caso de parecer apresentar os requerimentos, o autor terá um prazo estipulado pelo editor responsável para enviar as modificações, analisadas conforme as demandas. A automática submissão será, automaticamente, considerada não publicável, caso não sejam cumpridos os prazos acordados.

 

Periodicidade

Publicação quadrimestral (janeiro-abril; maio-agosto; setembro-dezembro). Cada número será publicado após o processo de avaliação, edição e editoração, com previsão de inclusão contínua e assim que completado o sumário, a revisão e a formatação final dos arquivos.

 

Política de Acesso Livre

Esta Revista Temas em Educação oferece acesso livre imediato ao conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizando gratuitamente o conhecimento público ao público oferece maior democratização mundial do conhecimento.

A RTE não cobra taxas ou encargos para submissão, revisão e publicação.

É permitido aos leitores ler, baixar, imprimir e distribuir os artigos deste periódico.

 

Comitê de Ética

Os artigos publicados a revista Temas em Educação que têm suas pesquisas submetidas a protocolos de Comitês de Ética da instituição onde o estudo foi realizado, devem fazer a indicação desta informação e fornecer cópia do documento de aprovação. Indicamos a leitura da aba "Condutas Éticas", na página inicial da RTE.

 

Política de Detecçao de Plágio

A revista está cadastrada na base do iThenticat e utiliza seu software para detecção de plágio nos manuscritos para avaliação.

 

Política de Preservação Digital

A Revista Temas em Educação é ciente da importância do acesso e da conservação a longo prazo do conteúdo registrado. Os procedimentos de preservação estão vinculados à Rede Cariniana. 

 

Política de publicação de Dossiê

A Revista Temas em Educação publica dossiê temático central coordenado por renomados pesquisadores de universidades brasileiras e estrangeiras, a partir de convites dos editores ou em processo seletivo regido por edital e pesquisa a plataforma da revista. 

Os manuscritos são preenchidos a  avaliação em duplo cego  por pares escolhidos de acordo com conhecimento comprovado na área do artigo.

As normas para submissão de dossiês se encontram nas Diretrizes para os Autores.

 

Agradecimentos / Financiamento

Agradecemos a Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PRPG) pelas condições institucionais acadêmicas viabilizadas para a realização da Revista Temas em Educação Online.