Foco e Escopo

Revista Temas em Educação prioriza colaborações inéditas.

As traduções, submetidas à publicação, devem ser acompanhadas de autorização, por escrito, do autor do trabalho original e do editor.

Os conceitos e opiniões emitidos pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.

As submissões, inicialmente, são apreciadas pelos editores para garantir padrões acadêmicos e profissionais mínimos. Após esta pré-seleção, os artigos são atribuídos a dois revisores de diferentes afiliações institucionais.

Os originais recebidos são submetidos à apreciação da Comissão e/ou rejerees ad hoc, cabendo àos editores a decisão final da publicação dos originais, adotando-se, em qualquer circunstância, o sistema de blind review.

Os originais enviados devem estar de acordo com as normas específicas da seção a que se destinam.

Os originais aceitos e publicados tomam-se propriedade da Revista Temas em Educação sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.

Os originais podem ser escritos em português, espanhool, inglês, francês ou italiano.

O Editor se reserva o direito de introduzir eventuais alterações nos originais, de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o fim de manter a homogeneidade e qualidade da publicação, respeitados o estilo e as opiniões dos autores, sem que seja necessário submeter essas alterações à aprovação dos autores.

A Revista Temas em Educação pode publicar fascículos temáticos ou que condensem trabalhos apresentados em eventos técnico-científicos no âmbito do PPGE.

ISSN: 0104-2777 (Versão Impressa) e 2359-7003 (Versão On-line)

Processo de Avaliação pelos Pares

A publicação de artigos está condicionada a pareceres de membros do Conselho Editorial ou de colaboradores ad hoc. A avaliação será realizada por pares duplamente cegos, realizada sem identificação dos autores, nem dos avaliadores, mediante a análise de dois pareceristas da área relacionada à problemática tratada. No caso de divergências, um terceiro parecerista será consultado. Uma notificação acerca do parecer final deverá ser enviada e, em caso de parecer apresentar revisões requeridas, o autor terá um prazo estipulado pelo editor responsável para enviar as modificações, consideradas as demandas apresentadas. A referida submissão será, automaticamente, considerada não publicável, caso não sejam cumpridos os prazos acordados.

Periodicidade

Publicação quadrimestral.

Política de Acesso Livre

Esta Revista Temas em Educação oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Comitê de Ética

Os artigos submetidos a revista Temas em Educação que tiveram suas pesquisas submetidas a protocolos de Comitês de Ética da instituição onde o estudo foi realizado, devem fazer a indicação desta informação e fornecer cópia do documento de aprovação.

 

Política de Detecçao de Plágio

A revista está cadastrada na base do iThenticat e utiliza seu  software para detecção de plágio nos manuscritos submetidos para avaliação.

Política de publicação de Dossiê

A Revista Temas em Educação publica dossiê temático central coordenado por renomados pesquisadores de universidades brasileiras e estrangeiras, a partir de convites dos editores ou aprovados em processo seletivo regido por edital e submetidos a plataforma da revista. 

Os manuscritos são submetidos a avaliação em duplo cego por pares escolhidos de acordo com conhecimento comprovado na área do artigo.

Sponsors

Agradecemos a Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PRPG) pelas condições institucionais acadêmicas viabilizadas para a efetiva realização da Revista Temas em Educação Oline.