CONDUTAS ÉTICAS
Princípios Éticos e Procedimentos para as Boas Práticas na Pesquisa Científica Seguidas pela RTE
A Revista Temas em Educação segue as recomendações do Comitê de Ética em Publicações (Committee on Publication Ethics - COPE), que podem ser encontradas em http://publicationethics.org/resources/guidelines e da Asociación Británica de Investigación Educativa [BERA] (2019) Guía Ética para la Investigación Educativa encontradas em https://www.bera.ac.uk/publication/guia-etica-para-lainvestigacion-educativa
Da responsabilidade dos autores
O respeito para com qualquer pessoa é o princípio ético que baliza a investigação científica e, consequentemente, a publicação de seus achados. Destaca-se que as pessoas devem ser tratadas de maneira justa, com dignidade, sensibilidade e reconhecimento incondicional das diferenças.
Os autores que desejarem publicar na RTE devem se comprometer com:
Os conteúdos dos seus textos, observando os direitos autorais de imagens, vídeos e quaisquer elementos textuais ou complementares.
O processo de avaliação de artigos, gratuitamente, no futuro.
O avanço da pesquisa científica e com a submissão de seu texto em um único periódico.
A oferta de esclarecimentos e ou retratações por possíveis erros observados no manuscrito submetido.
As fases da investigação, de sobremaneira quando estes se relacionarem às questões de desigualdades estruturais que podem acometer, principalmente, as questões vinculadas a “Raça”, gênero, LGBT+ e questões econômicas.
Os resultados das pesquisas e a partilha de seus achados com os participantes envolvidos considerando a maximização de benefícios e minimização de quaisquer riscos.
O envio de parecer de Comitê de Ética, quando a pesquisa apresentar riscos reais e imprevisíveis aos participantes, principalmente quando afetar direta ou indiretamente as pessoas envolvidas de forma presencial ou através do uso de dados. É da responsabilidade dos autores acompanhar as mudanças na legislação quanto ao uso de dados digitais.
Da responsabilidade para com os patrocinadores, clientes e partes interessadas na investigação
Os autores/pesquisadores devem registrar em seus trabalhos os patrocinadores e participantes de seus estudos quando da submissão e divulgação de seus resultados.
Do processo de avaliação
A RTE antes de encaminhar o artigo para avaliação por pares submete o texto a revisão antiplágio, através da ferramenta iThenticate.
A decisão final sobre a publicação ou não de um texto cabe às editoras. Sempre que um texto tenha qualidade acadêmica e cumpra os critérios estabelecidos pela revista, ele é encaminhado para a avaliação por pares duplo-cega de, no mínimo, dois avaliadores. Havendo conflito de pareceres, um terceiro avaliador será designado. Após o término da avaliação será aceito o manuscrito que receber dois pareceres favoráveis a publicação. A referida avaliação consiste no processo de obtenção de pareceres dos peritos dos respectivos campos vinculados a insituições nacionais e internacionais.
Os avaliadores, ao acessarem o Formulário de Avaliação, declaram não ter conflito de interesses.
Destaca-se que os pareceres devem evidenciar os textos ou trechos já publicados e que não tenham sido propriamente citados.
- Os pareceres devem ser os mais objetivos possíveis e suficientemente embasados para que permitam o aprimoramento da pesquisa e do texto avaliados, conforme o próprio formulário da revista.
- A apreciação do manuscrito pelos pareceristas considerarão: 1) coerência do resumo e apresentação dos elementos essenciais (objetivo, referencial teórico e/ou procedimento metodológico, resultados, breve conclusões ou considerações); 2) coerência interna do trabalho (com relação ao objetivo, referencial teórico e/ou procedimento metodológico e aos resultados); 3) coerência do título (de acordo com o conhecimento produzido); 4) consistencia do conhecimento educacional produzido (profundidade analítica, inferencias e ideias conclusivas); 5) importanica científica (atende aos padrões de uma pesquisa científica); 6) originalidade (demonstra avanços da área de Educação) e 7) adequação da escrita à norma culta da língua portuguesa.
Todos os artigos avaliados são tratados de forma confidencial.
- Não é permitido aos editores usarem informações constantes nos artigos em avaliação sem o consentimento explícito dos autores.
- As editores estão disponíveis para responder qualquer questão ética relacionada a uma submissão.
Da responsabilidade com a publicação e divulgação
Todos os conteúdos da revista são submetidos à revisão por pares pelo método avaliação por pares duplo-cego.
As editoras se esforçam para evitar e prevenir a publicação de artigos advindos de condutas inadequadas durante o desenvolvimento da pesquisa. O cuidado com os procedimentos metodológicos dos artigos submetidos busca proteger a integridade e a reputação da investigação para garantir os mais rigorosos padrões de qualidade na publicação.
Quando necessário, a RTE publica erratas para corrigir artigos e se dispõem a divulgar esclarecimentos, direito de respostas e retratações públicas.
Dos direitos de autor e do acesso universal
As licenças usadas pelo periódico estão descritas neste site.
Todos os artigos em conteúdo completo estão livres de taxas e são disponibilizados em sua totalidade para qualquer leitor sem a necessidade de cadastro ou senha.
Dos demais princípios
As informações sobre a propriedade, os direitos autorias e/ou gestão da revista estão claramente indicados no menu “sobre” no site da revista.
Esta revista publica um número a cada quatro meses, nos intervalos janeiro-abril, maio-agosto, setembro-dezembro. As publicações ocorrerão sempre que o processo de avaliação, edição e editoração sejam concluídos.
Este periódico não cobra nenhum tipo de taxa de submissão, avaliação ou publicação, mas requer a revisão ortográfica e a tradução dos resumos em duas outras línguas - a ser custeada e enviada pelo próprio autor - dos artigos aprovados para publicação.