Dossiê: Formação de Professores na Perspectiva Inclusiva
A formação de professores tem se constituído como campo teórico e prático, e se apresenta como um importante desafio da educação em nível mundial, haja vista a centralidade do papel do professor no processo educativo. Nesse sentido, é destacada como componente crucial às mudanças requeridas à escola e à universidade, para se converter em espaço inclusivo, que atenda às necessidades específicas dos estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação. A proposta deste Dossiê é trazer um conjunto de reflexões sobre a formação de professores para a educação especial na perspectiva inclusiva, entendendo que muito se tem a dizer sobre a temática, que apesar de sua importância, ainda carece de publicações, consubstanciadas por ensaios teóricos, por resultados de pesquisa empírica na área, relatos de experiências pedagógicas voltadas ao público alvorada educação especial e a formação do professor.
Serão muito bem-vindos, para compor esse dossiê, os textos que versem sobre a formação dos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE); formação inicial ou continuada de professores da educação básica na perspectiva inclusiva; formação de professores da educação superior na perspectiva inclusiva; políticas de formação de professores para a inclusão; necessidades formativas para atuação junto ao público da educação especial; dentre outras temáticas que se aliam e se aproximam com a presente proposta.
Período de Submissão: de 05/02/2026 a 05/03/2026.
Previsão de publicação: junho de 2026.
Organizadores:
Profª Drª Fabíola Mônica da Silva Gonçalves (Universidade Estadual da Paraíba)
Profª Drª Giovana Maria Belém Falcão (Universidade Estadual do Ceará)
Prof. Dr. Juscelino Francisco do Nascimento (Universidade Federal do Piauí)











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