Chamada para o Dossiê Temático – A contribuição do Legado de Paulo Freire para as experiências em Educação

2022-06-14

Os artigos poderão ser submetidos, tratando desta temática, dentro dos seguintes EIXOS:

I – A Contribuição do Legado de Paulo Freire e as experiências e desafios teórico-metodológicos da investigação;

II - A Contribuição do Legado de Paulo Freire, Currículo e a formação dos profissionais de educação;

III - A Contribuição do Legado de Paulo Freire e as Políticas Educacionais;

IV – A Contribuição do Legado de Paulo Freire e a historicidade da educação;

V– Interfaces a contribuição do legado de Paulo Freire e experiências de Extensão e Ensino.

As seções a serem cobertas pelo dossiê temático serão:

ARTIGOS:

Que atendam uma ou mais das características abaixo:

  1. Que representam esforços de integração dos conhecimentos alcançados numa determinada área num determinado momento. Propiciam visão panorâmica e seletiva dos resultados acumulados ao longo do tempo e fornecem análise crítica consistente capaz de suscitar novas pesquisas e perspectivas.
  2. Contém informações científicas originais, com tal nível de detalhamento, que contribuem para ampliar o conhecimento até então estabelecido ou favorecer a compreensão de determinado problema.
  3. Abordem experiências – de pesquisa, de ensino e/ou de extensão – de interesse para os leitores, quer tenham sido bem ou mal sucedidas, evitando que outros pesquisadores repitam idêntica trajetória no caso de experiências sem êxito, o que contribui para o conhecimento do tema explorado.

Os manuscritos submetidos serão avaliados seguindo as normas da revista, conforme descrito em sua página no(s) endereço(s) eletrônico: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/about/submissions e https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/author, o que inclui a submissão no Template disponibilizado para o adequado ajuste do artigo as normas da revista.

 O prazo para submissão de contribuições se estenderá da data de publicação da presente chamada até  20 de julho de 2022.

O resultado da análise dos artigos será publicado até o dia 10 de agosto de 2022.

A publicação ocorrerá até o dia 31 de agosto de 2022.

As traduções, submetidas à publicação, devem ser acompanhadas de autorização, por escrito, do autor do trabalho original e do editor. Os conceitos e opiniões emitidos pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.

As submissões, inicialmente, são apreciadas pelos editores para conferir padrões acadêmicos mínimos. Após esta pré-seleção, os artigos são atribuídos a dois avaliadores de diferentes afiliações institucionais. Os originais recebidos são submetidos à apreciação da Comissão e/ou referees ad hoc, cabendo aos editores a decisão final da publicação dos originais, adotando-se, em qualquer circunstância, o sistema de blind review.

Os originais enviados devem estar de acordo com as normas. Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade da Revista Temas em Educação, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.

Os trabalhos devem ser apresentados em português, espanhol ou inglês, e, excepcionalmente, a critério da Comissão Editorial, em francês. Devendo ser originais e inéditos, o que significa que não devem ter sido anteriormente publicados nem enviados simultaneamente para outra revista. A publicação dos trabalhos dependerá da observância das normas da Revista e da decisão da Comissão Editorial, após apreciação por especialistas da área.

Os editores se reservam o direito de introduzir eventuais alterações nos originais, de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o fim de manter a homogeneidade e qualidade da publicação, respeitados o estilo e as opiniões dos autores, sem que seja necessário submeter essas alterações à aprovação dos autores.

João Pessoa - PB, 14 de junho de 2022.

 

Prof. Dr. Jorge Fernando Hermida Aveiro (PPGE/UFPB)

Profa. Dra. Fabiana Sena (PPGE/UFPB)

Prof. Dr. Eduardo Jorge Lopes da Silva (PPGE/UFPB

(Editores, do respectivo Dossiê)