A IMPORTÂNCIA DA IMAGEM NO CENÁRIO DA CONTEMPORANEIDADE: UMA NECESSIDADE DA EDUCAÇÃO DO OLHAR
Resumo
A época atual é marcada por um fenômeno impactante - o uso demasiado da imagem. Isso tem despertado a atenção de estudiosos das mais diversas áreas, entre eles, de uma forma ainda que tardia, de educadores. O presente artigo trata dessas questões, na perspectiva da evolução do uso da imagem, desde os tempos mais longínquos até a contemporaneidade, e faz alusão também às formas de se ver o mundo das imagens pela ótica da modernidade e da pós- modernidade. Faz referência à passagem de três momentos significativos: o pré- fotográfico, o fotográfico e o pós-fotográfico. Ao mesmo tempo, questiona o paradigma linguístico como única forma de texto na tarefa da comunicação humana. Por fim, refere-se à necessidade premente de uma educação do olhar para que a imagem possa se tornar instrumento não só de comunicação, mas também de construção de conhecimentos, inclusive, de exercício da cidadania. Essa atividade deve ser também e, principalmente, reivindicada pela escola.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).