CULTURA VISUAL, CINEMA E EDUCAÇÃO
Resumo
A cultura visual tem se apresentado, na contemporaneidade, como um campo de estudos transdisciplinar, cuja referencialidade encontra espaço em áreas diversas do conhecimento, como a Educação, a Arte, a História, os Estudos Culturais, a Psicanálise, a Antropologia etc.. Tal abertura epistêmica tem organizado o campo de estudos em questão, a partir de uma compreensão crítica de seu papel social e das relações de poder estabelecidas entre sujeitos que assumem a posição de construtores da cultura visual. Essa abordagem tem requerido da escola e, principalmente, de educadores uma mudança estrutural que reflete na forma de organizar e comunicar o conhecimento. Este trabalho reflete sobre as possibilidades do fazer pedagógico, na perspectiva da cultura visual. Enfatiza que os educadores precisam estar atentos aos objetos da cultura visual que fazem parte das vivências dos estudantes: imagens impressas ou veiculadas em revistas, jornais, programas de televisão e computador; roupas, jogos etc., com destaque para o cinema como eixo mediador do conhecimento. Constitui foco central do debate a reflexão sobre como as imagens cinematográficas participam da construção de saberes que circulam na escola.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).