O DISCURSO VISUAL EM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Resumo
A sociedade contemporânea encontra-se imersa na chamada cultura visual. Estudiosos de diversos campos do conhecimento alegam que esse acontecimento aponta para a necessidade de se entender a presença da imagem visual nesse contexto. Nessa perspectiva, é relevante investigar a problemática da imagem visual que emerge a partir de diversos meios, usos e lugares. Considerando essas premissas, o presente trabalho lança luz sobre a circulação das imagens visuais no contexto escolar, com o objetivo de analisar discursivamente a configuração da paisagem visual que compõe os textos do livro didático de língua portuguesa na Educação de Jovens e Adultos, utilizados no triênio 2011-2013, nas escolas públicas do estado da Paraíba. Para tanto, apoiando-se na análise arqueológica do discurso de Michel Foucault (2000), almeja trazer enunciados que evidenciem a ordem do discurso visual que orienta a configuração visual do didático-pedagógico da EJA.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).