O DISCURSO VISUAL EM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Edna Ribeiro Ferreira de Lima PPGE/UFPB

Resumo

A sociedade contemporânea encontra-se imersa na chamada cultura visual. Estudiosos de diversos campos do conhecimento alegam que esse acontecimento aponta para a necessidade de se entender a presença da imagem visual nesse contexto. Nessa perspectiva, é relevante investigar a problemática da imagem visual que emerge a partir de diversos meios, usos e lugares. Considerando essas premissas, o presente trabalho lança luz sobre a circulação das imagens visuais no contexto escolar, com o objetivo de analisar discursivamente a configuração da paisagem visual que compõe os textos do livro didático de língua portuguesa na Educação de Jovens e Adultos, utilizados no triênio 2011-2013, nas escolas públicas do estado da Paraíba. Para tanto, apoiando-se na análise arqueológica do discurso de Michel Foucault (2000), almeja trazer enunciados que evidenciem a ordem do discurso visual que orienta a configuração visual do didático-pedagógico da EJA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-12-19

Como Citar

LIMA, E. R. F. de. O DISCURSO VISUAL EM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 120–128, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17539. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

PONTOS DE VISTAS/NOTAS/COMENTÁRIOS