VISUALIDADE E CULTURA VISUAL EM CONSULTÓRIO PEDIÁTRICO EM JOÃO PESSOA/PB
Resumo
Esta investigação teve como objetivo analisar as imagens, as cores e os objetos de uma sala de recepção de um consultório de Pediatria e de Obstetrícia em João Pessoa/PB. A atenção centrou-se nas interpretações e nas influências causadas, especialmente, em crianças e mulheres que frequentavam esse ambiente. A fundamentação baseou-se em textos sobre educação infantil, visualidade, cultura visual e em estudos sobre as cores em ambientes hospitalares. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na modalidade estudo de caso.Entrevistas serviram para coletar dados sobre o perfil dos pacientes mais frequentes e sobre os motivos da decoração da sala de recepção. Observou-se o uso de tons de verde, associado à saúde, e um tom de laranja suave, relacionado à fertilidade. As telas nas paredes exploram temas infantis e femininos. A pesquisa comprova que o consultório também atua como um dispositivo pedagógico, difundindo discursos por meio de imagens, cores e objetos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).