EDUCAÇÃO SUPERIOR E INCLUSÃO, TENDÊNCIAS E DESAFIOS NO SÉCULO XXI

  • António Teodoro Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Resumo

O texto resulta de reflexões teóricas e práticas acerca da realidade educacional brasileira, muitas delas realizadas em parceria no âmbito da Rede Iberoamericana de Investigação Educacional - RIAIPE3 em que se busca compreender as mudanças que se processam no plano local a partir de políticas globalizadas. E nesse sentido que se assinala a crescente importância que o ensino superior adquire na resolução dos problemas sociais e económicos, não se constituindo em um modelo fechado, ao contrário, em constante renovação. Assim com o propósito de refletir as mudanças que vem ocorrendo na educação superior nos últimos trinta anos assinala-se um conjunto de tendências que nos permitam compreender a formulação de novas epistemologias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

António Teodoro, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Professor Visitante da UNINOVE e Professor Catedrático da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Coordenador Geral da Rede RIAIPE3 e Vice-Presidente do Comité de Investigação 04 da Associação Internacional de Sociologia. Professor de Educação Comparada e de Sociologia da Educação. Diretor da Revista Lusófona de Educação e autor de uma vasta bibliografia sobre políticas de educação, publicada em Portugal, Brasil, EUA, Espanha e França.
Publicado
2013-12-30
Como Citar
TEODORO, A. EDUCAÇÃO SUPERIOR E INCLUSÃO, TENDÊNCIAS E DESAFIOS NO SÉCULO XXI. Revista Temas em Educação, v. 22, n. 2, p. 225-238, 30 dez. 2013.
Seção
PONTOS DE VISTAS/NOTAS/COMENTÁRIOS