EDUCAÇÃO SUPERIOR E DEMOCRATIZAÇÃO: O ACESSO DE POPULAÇÕES NEGRAS, INDÍGENAS E DO CAMPO NO ENSINO SUPERIOR NA AMAZÔNIA PARAENSE
Resumo
O artigo reflete sobre a democratização da educação superior na Amazônia paraense, considerando o cenário das políticas educacionais brasileiras. Em uma perspectiva de análise, considera-se que os anos de 1990 até o momento atual tem se caracterizado pela adoção de políticas compensatórias adotadas para os grupos minoritários e que vem crescendo e se estabelecendo, em caráter pontual, reforçando as desigualdades sociais e educacionais. Em outra, considera-se a importância de fortalecer a reparação e ampliação da alteridade para com esses grupos, que não deve ser pontual ou meramente jurídica, caracterizadas pela ampliação das vagas oferecidas pelas instituições de Educação Superior, mas pela combinação de políticas que possibilitem a afirmação de suas identidades culturais. O artigo referencia-se nessas duas perspectivas para analisar o acesso das populações negras, indígenas e do campo ao ensino superior na Amazônia Paraense, tomando como foco de investigação, as ações promovidas pela Universidade Federal do Pará.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).