EDUCAÇÃO SUPERIOR E DEMOCRATIZAÇÃO: O ACESSO DE POPULAÇÕES NEGRAS, INDÍGENAS E DO CAMPO NO ENSINO SUPERIOR NA AMAZÔNIA PARAENSE

Autores

  • Salomão Mufarrej Hage Universidade Federal do Pará
  • Ricardo Augusto Gomes Pereira Faculdade da Amazônia e da Pós-Graduação da Faculdade Ipiranga
  • Márcia Mariana Bittencourt Brito Secretaria de Estado de Educação do Pará – SEDUC

Resumo

O artigo reflete sobre a democratização da educação superior na Amazônia paraense, considerando o cenário das políticas educacionais brasileiras. Em uma perspectiva de análise, considera-se que os anos de 1990 até o momento atual tem se caracterizado pela adoção de políticas compensatórias adotadas para os grupos minoritários e que vem crescendo e se estabelecendo, em caráter pontual, reforçando as desigualdades sociais e educacionais. Em outra, considera-se a importância de fortalecer a reparação e ampliação da alteridade para com esses grupos, que não deve ser pontual ou meramente jurídica, caracterizadas pela ampliação das vagas oferecidas pelas instituições de Educação Superior, mas pela combinação de políticas que possibilitem a afirmação de suas identidades culturais. O artigo referencia-se nessas duas perspectivas para analisar o acesso das populações negras, indígenas e do campo ao ensino superior na Amazônia Paraense, tomando como foco de investigação, as ações promovidas pela Universidade Federal do Pará.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Salomão Mufarrej Hage, Universidade Federal do Pará

Graduado em Agronomia (1982) e em Pedagogia (1987), mestrado em Educação: Supervisão e Currículo (1995), Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Professor do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Linguagens e Saberes da Amazônia. É bolsista produtividade do CNPq.

Ricardo Augusto Gomes Pereira, Faculdade da Amazônia e da Pós-Graduação da Faculdade Ipiranga

Graduado em licenciatura plena em pedagogia pela Universidade da Amazônia (1992); Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional Pela UNITAU/SP (2008). Docente substituto do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará; Docente da Faculdade da Amazônia e da Pós-Graduação da Faculdade Ipiranga.

Márcia Mariana Bittencourt Brito, Secretaria de Estado de Educação do Pará – SEDUC

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2003); especialista em Metodologia da Educação Superior (2005); mestranda em Educação do Instituto de Ciência da Educação – ICED/UFPA, e Bolsista do Observatório da Educação Superior do Campo. Técnica em Educação da Secretaria de Estado de Educação do Pará – SEDUC.

Downloads

Publicado

2013-12-31

Como Citar

HAGE, S. M.; PEREIRA, R. A. G.; BRITO, M. M. B. EDUCAÇÃO SUPERIOR E DEMOCRATIZAÇÃO: O ACESSO DE POPULAÇÕES NEGRAS, INDÍGENAS E DO CAMPO NO ENSINO SUPERIOR NA AMAZÔNIA PARAENSE. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 83–102, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17788. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO