EDUCAÇÃO E APRENDIZAGENS DE ADULTOS NO ESPAÇO DA UNIVERSIDADE
Resumo
Este artigo tem por finalidade evidenciar a relação entre a educação de adultos e o ensino superior, através da participação de alunos adultos acima de 30 anos, nos cursos de graduação oferecidos pela Universidade Federal da Paraíba - Campus I. O seu arcabouço teórico está relacionado à concepção de educação e de aprendizagens ao longo da vida, tida como “uma filosofia, um marco conceitual e um princípio organizador de todas as formas de educação, baseada em valores inclusivos, emancipatórios, humanistas e democráticos, sendo abrangente e parte integrantes da visão de uma sociedade do conhecimento” (UNESCO, 2010, p. 06) e em um contexto de riscos e de indefinições.No texto são apresentados alguns dados estatísticos relacionados à expansão do ensino superior da UFPB, entre os anos de 2007 e 2011, etapa pós-Reuni, no que tange ao atendimento das metas previstas pela Instituição universitária para o seu processo de democratização do acesso ao alunado, com destaque para a presença do aluno adulto.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).