A CONSTITUIÇÃO DA PEDAGOGIA: ENTRE A INSTRUCIONALIZAÇÃO E O PARADIGMA DA CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO

Autores

  • José Leonardo Rolim de Lima Severo UFPB - PPGE

Resumo

O objetivo do texto é traçar o percurso de constituição da Pedagogia, abordando-a sob os pontos de vista histórico e teórico, a fim de problematizar o modo pelo qual a tendência de instrucionalização do conhecimento pedagógico resultou na fragilização do seu estatuto epistemológico e na redução do seu objeto à esfera das técnicas e instrumentos da instrução escolar. Argumenta-se que o paradigma da Pedagogia como Ciência da Educação consiste em um discurso com potencial de reestruturar princípios e sistemáticas de produção do conhecimento pedagógico, capaz de constituí-la como ciência mediadora da práxis educativa e de fundações político-culturais.

Palavras-chave: Pedagogia. Instrucionalização. Ciência da Educação.

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Biografia do Autor

José Leonardo Rolim de Lima Severo, UFPB - PPGE

Licenciado em Pedagogia. Mestre e Doutorando em Educação pelo PPGE/UFPB.

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Publicado

2014-08-17

Como Citar

SEVERO, J. L. R. de L. A CONSTITUIÇÃO DA PEDAGOGIA: ENTRE A INSTRUCIONALIZAÇÃO E O PARADIGMA DA CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO. Revista Temas em Educação, [S. l.], p. 16–30, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20210. Acesso em: 7 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO