A DESCONSTRUÇÃO DA PRÁTICA CIENTÍFICA E O ENSINO DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: LEITURAS DE FOUCAULT, DELEUZE E GUATARRI

Autores

  • Valter Ferreira Rodrigues UFPB

Resumo

Esse texto registra uma análise crítica e desconstrutiva da prática científica e do ensino de filosofia no ensino médio. Ã luz de Foucault, Deleuze e Guatarri, considera que a produção e reprodução do conhecimento fundamento no modelo da arvore-mundo perdeu sua validade. Nesse sentido, argumenta que escola de nível médio deve reconfigurar seu currículo a partir de premissas epistemológicas que não mais totalize, hierarquize e descontetualize o saber aprendido pelo educando.

Palavras-chave: Prática científica. Ensino de Filosofia. Ensino médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valter Ferreira Rodrigues, UFPB

Professor no Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal de Campina Grande, campus de Cajazeiras/PB. Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Filosofia pela UFPB, com dissertação realizada no campo da Ética Fundamental. Graduado em Filosofia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia (FAJE) em Belo Horizonte.

Referências

BAGGINI, J.; FOSL, P. S. As ferramentas dos filósofos: um compêndio sobre conceitos e métodos filosóficos. Tradução Luciana Pudenzi. São Paulo: Loyola, 2008.

DELEUZE, G.; GUATARRI, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Tradução Aurélio Guerra Neto e Celia Pinto Costa. São Paulo: Editora 34, 2000. (Coleção TRANS). v.1.

_____. O que é a Filosofia? Tradução Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2009. (Coleção TRANS).

FOUCAULT, M. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. Tradução Salma T. Muchail. 8. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000. (Coleção Tópicos).

GALLO, S. Deleuze e a educação. Belo Horizonte: [s.n.], 2008.

NIETZSCHE, F. Humano demasiado humano. Tradução Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

PRIGOGINE, I.; STENGERS, I. A nova aliança. 3. ed. Tradução Miguel Faria e Maria Joaquina Machado Trincheira. Brasília: Ed. Da UNB, 1997.

VEIGA-NETO, A. Foucault e a educação. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. (Pensadores e educação).

Downloads

Publicado

2014-08-17

Como Citar

RODRIGUES, V. F. A DESCONSTRUÇÃO DA PRÁTICA CIENTÍFICA E O ENSINO DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: LEITURAS DE FOUCAULT, DELEUZE E GUATARRI. Revista Temas em Educação, [S. l.], p. 197–203, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20228. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

PONTOS DE VISTAS/NOTAS/COMENTÁRIOS