TODA A EDUCAÇÃO DEVE [RIA] SER PARA A EMANCIPAÇÃO SOCIAL E DEMOCRÁTICA
Resumo
O texto aborda a relevância da noção de educação vinculada à emancipação e ao desenvolvimento de uma consciência cidadã. A organização do currículo escolar, pautado nesses valores, deve-se ao fato de que as sociedades contemporâneas foram construídas a partir de uma profunda desigualdade e segregação social e cultural. Tal constatação, exige uma ação consciente do Estado e dos governos, assim como da sociedade civil, comprometidos com a superação dessa dívida social, no sentido de empregar força a serviço de uma escolar efetivamente cidadã.
Palavras-chave: Educação. Emancipação. Cidadania
Downloads
Referências
WERLANG, J. C. Educação, cultura e emancipação: estudo em Theodor Adorno. Passo Fundo, RS: [s.n.],2005. (Coleção Diálogos: 06).
KANT, I. Crítica da razão pura. Petrópolis: Vozes, 1985.
BAUDELOT, C.; ESTABLET, R. L'école capitaliste en France. Paris: Maspéro, 1971.
SANTOS, B. S. A globalização das ciências sociais. São Paulo: Cortez, 2002.
______. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. São Paulo: Cortez, 2008.
______. Para um novo senso comum: a ciência, o direito e a política na transição paradigmática. São Paulo: Cortez, 2000.
______. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. São Paulo: Cortez, 1995.
______. Renovar a Teoria Crítica e reinventar a emancipação social. Tradução Mouzar Benedito. São Paulo: Boitempo, 2007.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
______. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1992.
______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo. Paz e Terra, 1996.
______. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
GADOTTI, M. Educação e poder: introdução à pedagogia do conflito. 15.ed. São Paulo: Cortez, 2008.
OLIVEIRA, I. B. Boaventura & a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. (Coleção pensadores & a educação, 8).
MURARO, C. Será que você é preconceituoso e não sabe? Disponível em: <http://delas.ig.com.br/comportamento/sera+que+voce+e+preconceituoso+e+nao+sabe/n1597058696721.html>. Acesso em: 5 jul.2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).