BEM-VINDOS AO DESERTO DO REAL! EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA PARA AS ZONAS AMEAÇADAS DE DESERTIFICAÇÃO
Resumo
Este estudo tem por fim analisar as preocupações com a educação das populações que habitam áreas sujeitas a processos de desertificação e a preocupação com a humanidade destes sujeitos na sua relação com a natureza, baseado na discussão sobre o conceito de educação contextualizada e a metodologia da educação a distância como estratégia de intervenção nestas áreas. O modelo de ensino que defende a educação contextualizada deve ser desenvolvido com os cuidados necessários para não restringir os aprendentes ao seu universo, pois com certeza a expectativa deles é entender o seu universo para transcender esta realidade imediata. Para isso, o perfil das pessoas envolvidas na concepção inclui criatividade no planejamento e na efetivação dos projetos, envolvimento e comprometimento com a inovação no processo pedagógico e comunitário, como também competência profissional e habilidades políticas e humanas.
Palavras chave: Ensino aberto a distância. Estratégias. Aprendizagem Colaborativa. Hypermedia. Educação contextualizada
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999.
BRENNAND, E. G. G. Ciberespaço e educação: navegando na construção da inteligência coletiva. Informação & Sociedade: estudos. João Pessoa: UFPB, v. 11, p. 3 – 16, 2001.
_____. Novas tecnologias e educação à distância: estratégia de expansão do ensino ou processo de exclusão dos jovens na escola regular? In: XV Encontro de pós-graduação do Nordeste – EPEEN, 2001. São Luís: UFMA, Anais... São Luiz: EPEEN, 2001.
_____; VASCONCELOS, G. Admirável mundo virtual. João Pessoa: UFPB/CEAD, 2002.
_____. MEDEIROS, W., LEMOS, G. et al. TV digital interativa e aplicações em educação. In: BRENNAND, E.; GALVÃO, N. (Orgs.). Múltiplos saberes e educação. João Pessoa: UFPB, 2004. p. 120-133.
_____. Culturas em diálogo: pensando a diversidade com Paulo Freire. In: VIII Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais: a questão social no novo milénio. Anais... Coimbra... 2004.
_____. Ciberespaço e redes de saberes: reconstruindo novos espaços educativos. Seminário MOST/UNESCO: educação e transformação social. Recife: UFPE, 2002.
FREIRE .P. Ação cultural para a liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.
_____. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
NATIONS UNIES. A/RES/58/211.Assemblée générale. Distr. Générale.9 février 2004.
Cinquante-huitième session. Point 94, b, de l’ordre du jour03 50719. Résolution adoptée par l’Assemblée général [sur le rapport de la Deuxième Commission (A/58/484/Add.2)]58/211. Année internationale des déserts et de la désertification, 2006.
NACHTIGALL, M. Abordagem contextualizada na educação. Disponível em:. Acesso em: abril 2006.
SUASSUNA, A. O grito da seca. Palestra proferida em Lages-RN, 1998 (arquivo impresso).
VILAR, M. et al. Notas de aula. Curso especialização em desenvolvimento sustentável para o semi-árido brasileiro. Campina Grande, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).