BEM-VINDOS AO DESERTO DO REAL! EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA PARA AS ZONAS AMEAÇADAS DE DESERTIFICAÇÃO

Autores

  • Edna Brennand Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Edwin Giebelen

Resumo

Este estudo tem por fim analisar as preocupações com a educação das populações que habitam áreas sujeitas a processos de desertificação e a preocupação com a humanidade destes sujeitos na sua relação com a natureza, baseado na discussão sobre o conceito de educação contextualizada e a metodologia da educação a distância como estratégia de intervenção nestas áreas. O modelo de ensino que defende a educação contextualizada deve ser desenvolvido com os cuidados necessários para não restringir os aprendentes ao seu universo, pois com certeza a expectativa deles é entender o seu universo para transcender esta realidade imediata. Para isso, o perfil das pessoas envolvidas na concepção inclui criatividade no planejamento e na efetivação dos projetos, envolvimento e comprometimento com a inovação no processo pedagógico e comunitário, como também competência profissional e habilidades políticas e humanas.

Palavras chave: Ensino aberto a distância. Estratégias. Aprendizagem Colaborativa. Hypermedia. Educação contextualizada

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Biografia do Autor

Edna Brennand, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutora em Sociologia pela Universidade de Sorbonne, França. Professora do PPGE da Universidade Federal da Paraíba.

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Publicado

2014-08-31

Como Citar

BRENNAND, E.; GIEBELEN, E. BEM-VINDOS AO DESERTO DO REAL! EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA PARA AS ZONAS AMEAÇADAS DE DESERTIFICAÇÃO. Revista Temas em Educação, [S. l.], p. 44–55, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20431. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO