EM BUSCA DA IDENTIDADE NACIONAL: DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE O NACIONALISMO E A ARTE-EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Resumo
Neste artigo, propomo-nos a refletir sobre as concepções do ideário nacionalista na construção da arte-educação brasileira durante a época compreendida entre a chegada da Missão Francesa (1816) e o Modernismo (1922). Para tanto, pretendemos inicialmente examinar as interferências das ideias filosóficas, sociais, econômicas, educacionais e artísticas sobre o propósito da construção da nacionalidade brasileira e sua repercussão na Educação e nas Artes. Em seguida, trataremos de como foi sendo estruturado o ensino das artes no projeto nacionalista e, por fim, teceremos algumas considerações sobre as influências do nacionalismo na arte-educação brasileira.
Palavras-chave: Nacionalidade. Educação. Ensino das artes.
Downloads
Referências
BARBOSA, A. M. Arte-educação no Brasil. 5. ed. São Paulo: Perspectiva: 2006.
BORGES, V. P. O que é História? 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1993.
COSTA, S. O racismo científico e sua recepção no Brasil. In: Dois Atlânticos: teoria social, anti-racismo, cosmopolitismo. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2006.
FUSARI, M. R.; FERRAZ, M. H. Arte na educação escolar. São Paulo. Cortez, 2001. (Coleção Magistério 2º Grau, Série formação geral).
IAVELBERG, R. Para gostar de aprender arte: sala de aula e formação de professores. Porto Alegre: Artmed, 2003.
LEITE, D. M. O caráter nacional brasileiro: história de uma ideologia. São Paulo: UNESP, 2007.
LIMA, M. S. Intelectuais, Paradigmas e (re) configuração social: história da educação e República. In: Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste: Política de Ciência e Tecnologia e Formação do Pesquisador em Educação, 18., 2007, Maceió. Anais ..., Maceió, EPENN, 2007.
NASCIMENTO, Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do, SOUZA Suely Cristina Silva. Métodos de ensinar no Brasil Oitocentista. In: Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste: Política de Ciência e Tecnologia e Formação do Pesquisador em Educação, 18., 2007, Maceió. Anais... Maceió, EPENN, 2007.
OSINSKI, D. Arte, história e ensino: uma trajetória. São Paulo: Cortez, 2001. (Coleção Questões da nossa época).
PROENÇA, G. Descobrindo a história da arte. São Paulo: Ática, 2005.
REIS, J. C. As identidades do Brasil 2: de Calmon a Bomfim - a favor do Brasil: direita ou esquerda? Rio de Janeiro: FGV, 2006.
SAVIANI, D. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre a educação política. 34. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2001.
SENA, C. S. Interpretações do Brasil. Goiânia: Editora UFG, 2003.
VEIGA, C. G. Educação estética para o povo. In: LOPES, E. M. T.; FARIA FILHO, L. M.; VEIGA, C. G. (Orgs.). 500 anos de educação no Brasil. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).