EM BUSCA DA IDENTIDADE NACIONAL: DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE O NACIONALISMO E A ARTE-EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Autores

  • Janedalva Pontes Gondim

Resumo

Neste artigo, propomo-nos a refletir sobre as concepções do ideário nacionalista na construção da arte-educação brasileira durante a época compreendida entre a chegada da Missão Francesa (1816) e o Modernismo (1922). Para tanto, pretendemos inicialmente examinar as interferências das ideias filosóficas, sociais, econômicas, educacionais e artísticas sobre o propósito da construção da nacionalidade brasileira e sua repercussão na Educação e nas Artes. Em seguida, trataremos de como foi sendo estruturado o ensino das artes no projeto nacionalista e, por fim, teceremos algumas considerações sobre as influências do nacionalismo na arte-educação brasileira.

Palavras-chave: Nacionalidade. Educação. Ensino das artes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janedalva Pontes Gondim

Professora Assistente da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Mestre em Educação pelo PPGE/UFPB

Referências

BARBOSA, A. M. Arte-educação no Brasil. 5. ed. São Paulo: Perspectiva: 2006.

BORGES, V. P. O que é História? 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1993.

COSTA, S. O racismo científico e sua recepção no Brasil. In: Dois Atlânticos: teoria social, anti-racismo, cosmopolitismo. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2006.

FUSARI, M. R.; FERRAZ, M. H. Arte na educação escolar. São Paulo. Cortez, 2001. (Coleção Magistério 2º Grau, Série formação geral).

IAVELBERG, R. Para gostar de aprender arte: sala de aula e formação de professores. Porto Alegre: Artmed, 2003.

LEITE, D. M. O caráter nacional brasileiro: história de uma ideologia. São Paulo: UNESP, 2007.

LIMA, M. S. Intelectuais, Paradigmas e (re) configuração social: história da educação e República. In: Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste: Política de Ciência e Tecnologia e Formação do Pesquisador em Educação, 18., 2007, Maceió. Anais ..., Maceió, EPENN, 2007.

NASCIMENTO, Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do, SOUZA Suely Cristina Silva. Métodos de ensinar no Brasil Oitocentista. In: Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste: Política de Ciência e Tecnologia e Formação do Pesquisador em Educação, 18., 2007, Maceió. Anais... Maceió, EPENN, 2007.

OSINSKI, D. Arte, história e ensino: uma trajetória. São Paulo: Cortez, 2001. (Coleção Questões da nossa época).

PROENÇA, G. Descobrindo a história da arte. São Paulo: Ática, 2005.

REIS, J. C. As identidades do Brasil 2: de Calmon a Bomfim - a favor do Brasil: direita ou esquerda? Rio de Janeiro: FGV, 2006.

SAVIANI, D. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre a educação política. 34. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2001.

SENA, C. S. Interpretações do Brasil. Goiânia: Editora UFG, 2003.

VEIGA, C. G. Educação estética para o povo. In: LOPES, E. M. T.; FARIA FILHO, L. M.; VEIGA, C. G. (Orgs.). 500 anos de educação no Brasil. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

Downloads

Publicado

2014-08-31

Como Citar

GONDIM, J. P. EM BUSCA DA IDENTIDADE NACIONAL: DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE O NACIONALISMO E A ARTE-EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Revista Temas em Educação, [S. l.], p. 70–87, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20433. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO