IMPLICAÇÕES DA GLOBALIZAÇÃO NA POLÍTICA DE INCLUSÃO ESCOLAR: REFLEXÕES PARA ALÉM DE INCLUSÃO ENQUANTO INSERÇÃO FÍSICA
Resumo
O presente texto pretende oferecer subsídios para um olhar diferenciado sobre as políticas públicas educacionais, especificamente a política de inclusão. Procura superar as visões restritas que permeiam o tema, inserindo-o numa perspectiva que desloca os problemas educacionais da população-alvo (as pessoas com deficiência), para as políticas e práticas educacionais, influenciadas fortemente pelos processos sociais contemporâneos, como é o caso da globalização. Questiona a ideia de identidade fixa e imutável, na busca de respaldar uma visão epistemológica que tem por sustentáculo a Pedagogia das diferenças, como caminho para a superação das exclusões físicas e simbólicas existentes no sistema educacional. Nesse sentido, rejeita as simplificações estéreis e dirige-se a trilhas mais complexas, indefinidas e instáveis, mas, certamente, mais éticas, humanas e verdadeiramente inclusivas.
Palavras-chave: Inclusão. Globalização. Educação.
Downloads
Referências
ALVES, N.; OLIVEIRA, I. B. Uma história da contribuição dos estudos do cotidiano escolar ao campo de currículo. In: LOPES, A. C.; MACEDO, E. (Orgs.). Currículo: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2002.
BITTENCOURT, A. B. Prefácio. In: GALLO, S.; SOUZA, R. M. (Orgs.). Educação do preconceito: ensaios sobre poder e resistência. Campinas/SP: Alínea, 2004.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988.
_____. Ministério da Justiça. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei nº 8.069/90. Brasília, 1990.
_____. Plano Decenal de Educação para Todos. Brasília, MEC, 1993.
_____. Lei 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Secretaria de Educação e Cultura: SEC/João Pessoa - PB, p.7-43, 1996.
_____. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Adaptações Curriculares/ Secretaria de Educação Fundamental / Secretaria de Educação Especial. Brasília: MEC/SEF/SEESP, 1999.
_____. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Secretaria de Educação Especial. MEC: SEESP, 2001.
_____. Ministério da Educação. Plano Nacional de Educação – PNE/ Ministério da Educação. Brasília: Inep, 2001.
CORAZZA, S. M. Diferença pura de um pós-currículo. In: LOPES, A. C.; MACEDO, E. (Orgs.). Currículo: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2002.
_____. Pistas em repentes: pela reinvenção artística da educação, da infância e da docência. In: GALLO, S.; SOUZA, R. M. (Orgs.). Educação e preconceito: ensaios sobre poder e resistência. Campinas: Alínea, 2004.
d´ADESKY, J. Racismo e discriminação. In: LOCONTE, W. (Coord.). Racismo, preconceito e intolerância. 5. ed. São Paulo: Atual, 2002.
DECLARAÇÃO DE SALAMANCA e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Brasília: CORDE, 1994.
DERRIDA, J. Políticas de la amistad. Madrid: Trotta, 1994.
_____. Espectros de Marx. Madrid: Trotta, 1995.
DORZIAT, A. Concepções de surdez e de escola: ponto de partida para um pensar pedagógico em escola pública para surdos. 1999. Tese (Doutorado em educação da UFSCar), São Carlos, 1999.
FOUCAULT, M. A ordem do discurso. 3. ed. São Paulo: Loyola, 1996.
GALLO, S.; SOUZA, R. M. (Orgs.). Educação do preconceito: ensaios sobre poder e resistência. Campinas: Alínea, 2004.
HALL, S. Identidades culturais na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1997.
JOVCHELOVITCH, S. Re(des)cobrindo o outro. In: ARRUDA, Â. Representando a alteridade. Petrópolis: Vozes, 1998.
LAPLANE, A. L. F. Notas para uma análise dos discursos sobre inclusão escolar. In: GÓES, M. C. R.; LAPLANE, A. L. F. (Orgs.). Políticas e práticas de educação inclusiva. Campinas: Autores associados, 2004.
LARROSA, J.; SKLIAR, C. (Orgs.). Habitantes de Babel: políticas e poéticas da diferença. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
LOPES, A. R. C. Pluralismo cultural: preconizando o consenso ou assumindo o conflito? Revista Espaço: informativo técnico-científico do INES, Rio de Janeiro, n. 8, p. 31-37, 1997.
McLAREN, P. Multiculturalismo crítico. São Paulo: Cortez, 1997.
PLACER, F. G. O outro hoje: uma ausência permanentemente presente. In: LARROSA, J.; SKLIAR, C. (Orgs.). Habitantes de Babel: políticas e poéticas da diferença. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
SACRISTAN, G. Currículo e diversidade cultural. In: SILVA, T. T.; MOREIRA, A. F. B. (Org.). Territórios contestados: o currículo e os novos mapas políticos e culturais. Petrópolis,RJ: Vozes, 1995.
SANTOS, B. S. (Org.). Reconhecer para libertar: os caminhos do cosmopolitismo multicultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
_____. A globalização e as ciências sociais. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
SILVA, T. T. A política e a epistemologia do corpo normalizado. Revista Espaço: informativo técnico-científico do INES, Rio de Janeiro, n. 8, 1997.
_____. A produção social da identidade e da diferença. In: _____. (Org.). Identidade e diferença: A perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.
SKLIAR, C. Abordagens sócio-antropológicas em educação especial. In: _____. (Org.). Educação e exclusão: abordagens sócio-antropológicas em educação especial. Porto Alegre: Mediação, 1997a.
_____. A invenção e a exclusão da alteridade deficiente a partir dos significados da normalidade. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 24, n. 2, 1999.
_____. Pedagogia (improvável) da diferença: e se o outro não estivesse aí? Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
_____. A materialidade da morte e o eufemismo da tolerância. Duas faces, dentre as milhões de faces, desse monstro (humano) chamado racismo. In: GALLO, S.; SOUZA, R. M. (Orgs.). Educação e preconceito: ensaios sobre poder e resistência. Campinas: Alínea, 2004.
TÉLLEZ, M. A paradoxal comunidade por-vir. LARROSA, J.; SKLIAR, C. (Orgs.). Habitantes de Babel: políticas e poéticas da diferença. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
WOODWARD, K. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, T. T. (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).