IMPLICAÇÕES DA GLOBALIZAÇÃO NA POLÍTICA DE INCLUSÃO ESCOLAR: REFLEXÕES PARA ALÉM DE INCLUSÃO ENQUANTO INSERÇÃO FÍSICA

Autores

  • Ana Dorziat Universidade Federal da Paraíba

Resumo

O presente texto pretende oferecer subsídios para um olhar diferenciado sobre as políticas públicas educacionais, especificamente a política de inclusão. Procura superar as visões restritas que permeiam o tema, inserindo-o numa perspectiva que desloca os problemas educacionais da população-alvo (as pessoas com deficiência), para as políticas e práticas educacionais, influenciadas fortemente pelos processos sociais contemporâneos, como é o caso da globalização. Questiona a ideia de identidade fixa e imutável, na busca de respaldar uma visão epistemológica que tem por sustentáculo a Pedagogia das diferenças, como caminho para a superação das exclusões físicas e simbólicas existentes no sistema educacional. Nesse sentido, rejeita as simplificações estéreis e dirige-se a trilhas mais complexas, indefinidas e instáveis, mas, certamente, mais éticas, humanas e verdadeiramente inclusivas.

Palavras-chave: Inclusão. Globalização. Educação.

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Biografia do Autor

Ana Dorziat, Universidade Federal da Paraíba

Professora associada da Universidade Federal da Paraíba, Campus I, João Pessoa

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Publicado

2014-08-31

Como Citar

DORZIAT, A. IMPLICAÇÕES DA GLOBALIZAÇÃO NA POLÍTICA DE INCLUSÃO ESCOLAR: REFLEXÕES PARA ALÉM DE INCLUSÃO ENQUANTO INSERÇÃO FÍSICA. Revista Temas em Educação, [S. l.], p. 88–113, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20434. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO