A EXPANSÃO, A DIVERSIFICAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E OS PROCESSOS DE [IN]EXCLUSÃO DAS CAMADAS POPULARES

Autores

  • Edineide Jezine Universidade Federal da Paraíba

Resumo

O texto analisa as políticas públicas de educação superior no Brasil no contexto da globalização, focando a expansão e a diversificação das instituições de educação superior e os processos de [in]exclusão das camadas populares em meio às lutas pelo acesso e democratização nesta modalidade de educação. Caracteriza as lutas pelo acesso a educação superior como históricas, explicitando as influências das políticas neoliberais, dos organismos internacionais de financiamento no contexto da sociedade do capital em que os marcos são a reforma do estado e a LDB n° 9.394/96 que classifica as instituições de ensino superior por funções favorecendo a expansão do setor privado. Essa premissa é constatada a partir da análise dos dados do Censo da Educação Superior - Brasil, Nordeste e Paraíba - no período de 1996-2006 em que se demonstra a expansão da educação superior pela via de instituições isoladas de ensino do setor privado em contradição ao modelo universitário público.

 

Palavras Chaves: Educação Superior. Acesso e democratização. Inclusão-exclusão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edineide Jezine, Universidade Federal da Paraíba

Professora Associada da Universidade Federal da Paraíba como atuação no ensino, pesquisa e extensão.

Referências

AMARAL, N. C. Limite à expansão do setor privado no Brasil. Goiânia: Ed. da UFG, 2006. (texto mimeografado).

BRASIL, PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA – GRUPO DE TRABALHO INTERMINISTERIAL. Bases para o enfrentamento da crise emergencial das universidades brasileiras e roteiro para a reforma da universidade brasileira. Brasília, 2003.

BRASIL. MEC/INEP. Censo de Educação Superior: 1991-2004. Brasília: INEP, 2006.

CHAUÍ, M. A universidade em ruínas. In: TRINDADE, H. Universidade em ruínas na República dos Professores. Petrópolis: Vozes: Rio Grande do Sul: CIPEDES, 1999.

MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã (Feuerbach). São Paulo: Hucitec, 1993.

HOBSBAWM, E. Era dos extremos: o breve século XX 1914-1991. 2 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

TEIXEIRA, A. Educação e universidade. Rio de Janeiro: UFRJ, 1988.

TRINDADE, H. O discurso da crise e a reforma universitária necessária da universidade brasileira. In. MOLLIS, M. (Org.). Las universidades em América Latina: ؟Reformadas ou alteradas? La cosmética del poder financiero. Bueno Aires: Clacso, 2003.

SANTOS, B. S. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. São Paulo: Cortez, 1995.

Downloads

Publicado

2014-08-31

Como Citar

JEZINE, E. A EXPANSÃO, A DIVERSIFICAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E OS PROCESSOS DE [IN]EXCLUSÃO DAS CAMADAS POPULARES. Revista Temas em Educação, [S. l.], p. 114–131, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20435. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)