TROCANDO SEIS POR MEIA DÚZIA: A POLÍTICA NACIONAL PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES, O CASO DO GESTAR
Resumo
O presente texto analisa as contradições existentes entre as políticas de formação docente e a atuação concreta dos profissionais da educação, acentuando o distanciamento entre o proposto e o formulado para atender as demandas de qualificação docente e os entraves cotidianos e institucionais efetivos que dificultam a modificação da situação caótica da prática docente no âmbito da escola brasileira.
Downloads
Referências
ALVES, N.; OLIVEIRA, I. B. Uma história de contribuição dos estudos do cotidiano escolar ao campo do currículo. In: LOPES, A. C.; MACEDO, E. (Orgs.). Currículo: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2002, p. 78-102.
BARRETO, R.G.; LEHER, Elizabeth M.T. Imagens das tecnologias: a questão do sentido hegemônico. In: OLIVEIRA, I. B.; ALVES, N.; BARRETO, R.G. (Orgs). Pesquisa em educação: métodos, temas e linguagens. Rio de Janeiro, 2005. p. 13-22.
CASTRO, A. M. D. A. Educação à distância e formação dos professores: limites e possibilidades. In: CABRAL NETO, A. (Org.). Política educacional: desafios e tendências. Porto Alegre: Sulina, 2004, p. 97-143.
FAIRCLOUGH, N. Capitalismo global e consciência crítica da linguagem. Portugal: Pretexto-Pedago, 2006.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra. 1996.
GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: UNIJUÍ, 1998. (Coleção Fronteiras da Educação)
CABRAL NETO, A.; MACÊDO, V. P. Os desafios da formação continuada de professores: uma reflexão sobre o Programa Gestar. In: CABRAL NETO, A.; NASCIMENTO, I. V.; LIMA, R. N. Política pública de educação no Brasil: compartilhando saberes e reflexões. Porto Alegre: Sulina, 2006. p. 210-248.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. São Paulo: Cortez. 2004.
RAMALHO, B. L., NUÑEZ, I. B.; GAUTHIER, C. Formar o professor profissionalizar o ensino: perspectivas e desafios. Porto Alegre: Sulina. 2003.
TARDIF, M.; LESSARD, C.; LAHAYE. Os professores face ao saber: esboço de uma problemática do saber docente. Teoria e educação, n. 4, p. 215-233, 1991.
_____. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis, RJ: Vozes. 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).