TROCANDO SEIS POR MEIA DÚZIA: A POLÍTICA NACIONAL PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES, O CASO DO GESTAR

Autores

  • Marta Lúcia de Souza Celino Universidade Estadual da Paraíba

Resumo

O presente texto analisa as contradições existentes entre as políticas de formação docente e a atuação concreta dos profissionais da educação, acentuando o distanciamento entre o proposto e o formulado para atender as demandas de qualificação docente e os entraves cotidianos e institucionais efetivos que dificultam a modificação da situação caótica da prática docente no âmbito da escola brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Lúcia de Souza Celino, Universidade Estadual da Paraíba

Professora do Centro de Educação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Referências

ALVES, N.; OLIVEIRA, I. B. Uma história de contribuição dos estudos do cotidiano escolar ao campo do currículo. In: LOPES, A. C.; MACEDO, E. (Orgs.). Currículo: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2002, p. 78-102.

BARRETO, R.G.; LEHER, Elizabeth M.T. Imagens das tecnologias: a questão do sentido hegemônico. In: OLIVEIRA, I. B.; ALVES, N.; BARRETO, R.G. (Orgs). Pesquisa em educação: métodos, temas e linguagens. Rio de Janeiro, 2005. p. 13-22.

CASTRO, A. M. D. A. Educação à distância e formação dos professores: limites e possibilidades. In: CABRAL NETO, A. (Org.). Política educacional: desafios e tendências. Porto Alegre: Sulina, 2004, p. 97-143.

FAIRCLOUGH, N. Capitalismo global e consciência crítica da linguagem. Portugal: Pretexto-Pedago, 2006.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra. 1996.

GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: UNIJUÍ, 1998. (Coleção Fronteiras da Educação)

CABRAL NETO, A.; MACÊDO, V. P. Os desafios da formação continuada de professores: uma reflexão sobre o Programa Gestar. In: CABRAL NETO, A.; NASCIMENTO, I. V.; LIMA, R. N. Política pública de educação no Brasil: compartilhando saberes e reflexões. Porto Alegre: Sulina, 2006. p. 210-248.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. São Paulo: Cortez. 2004.

RAMALHO, B. L., NUÑEZ, I. B.; GAUTHIER, C. Formar o professor profissionalizar o ensino: perspectivas e desafios. Porto Alegre: Sulina. 2003.

TARDIF, M.; LESSARD, C.; LAHAYE. Os professores face ao saber: esboço de uma problemática do saber docente. Teoria e educação, n. 4, p. 215-233, 1991.

_____. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis, RJ: Vozes. 2005.

Downloads

Publicado

2014-08-31

Como Citar

CELINO, M. L. de S. TROCANDO SEIS POR MEIA DÚZIA: A POLÍTICA NACIONAL PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES, O CASO DO GESTAR. Revista Temas em Educação, [S. l.], p. 132–140, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20436. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO