DOCÊNCIA E HABILIDADES SOCIAIS: ANÁLISE DOS PERFIS DE EDUCADORES DE DUAS ESCOLAS DE SANTA RITA-PB

Autores

  • Ana Paula dos Santos Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Fernando Cézar Bezerra de Andrade Universidade Federal da Paraíba
  • Carmen Sevilla Gonçalves dos Santos

Resumo

Apresentam-se os resultados de um estudo cujo objetivo foi o de identificar e analisar os perfis de educadores de duas escolas da rede municipal de Santa Rita-PB em habilidades sociais. Para a consecução dessa meta, utilizou-se o Inventário de Habilidades Sociais-Del-Prette, que permitiu aferir o repertório dos educadores participantes. Os resultados obtidos com esse instrumento demonstraram carência de habilidades sociais relevantes para a docência, como “pedir mudança de conduta”, “lidar com críticas”, “elogiar outrem”, “falar a público conhecido”, “lidar com chacotas”, dentre outras. Sendo as habilidades sociais um dos elementos da competência inter-relacional, condição para intervenções pedagógicas apropriadas à gestão da violência na escola, concluiu-se que o professorado participante necessitava de treinamento nesse domínio, o que se efetivou através de um projeto de extensão decorrente da pesquisa em que se insere este estudo.

Palavras-chaves: Habilidades sociais. IHS-Del-Prette. Formação de educadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula dos Santos Silva, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPB.

Fernando Cézar Bezerra de Andrade, Universidade Federal da Paraíba

[1]  Professor da Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da UFPB

Carmen Sevilla Gonçalves dos Santos

Piscóloga, professora do Centro de Educação DFE/CE/UFPB.

Referências

ANDRADE, F.C. B. Ser uma lição permanente: psicodinâmica da competencia inter-relacional do (a) educador (a) na gestão de conflitos e na prevenção da violencia na escola. 2007a. 220 f. Tese (Doutorado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2007a.

_____. Competência para fazer face à violência: definindo a competência do (a) educador (a) no manejo da violência na escola. Olhar de professor. v. 10, n. 1,p. 209-229, 2007b.

BANDEIRA, M. et al. Comportamentos problemáticos em estudantes do ensino fundamental: características da ocorrência e relação com habilidades sociais e dificuldade de aprendizagem. Estudos da psicologia, v.11, n 2, p.199-208, 2006.

DEL PRETTE, Zilda; DEL PRETTE, Almir. Inventário de habilidades sociais-del-prette. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2001.

_____. Psicologia das habilidades sociais: terapia e educação. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

Downloads

Publicado

2014-08-31

Como Citar

SILVA, A. P. dos S.; DE ANDRADE, F. C. B.; DOS SANTOS, C. S. G. DOCÊNCIA E HABILIDADES SOCIAIS: ANÁLISE DOS PERFIS DE EDUCADORES DE DUAS ESCOLAS DE SANTA RITA-PB. Revista Temas em Educação, [S. l.], p. 142–150, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20437. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA